Comunidade

204 quilômetros de faixas exclusivas são instalados este ano

O transporte público da capital ganhou nesta segunda-feira (30) mais 13,9 km de faixas exclusivas. Com os novos trechos, a operação “Dá Licença para o Ônibus” atinge o total de 204,1 km implementados neste ano – mais de 92% da meta prevista até o final de 2013.
As principais vias da cidade, como as marginais Pinheiros e Tietê e as avenidas Paulista, Dr. Arnaldo, Radial Leste e o Corredor Norte-Sul já tiveram as faixas exclusivas instaladas.
As novas faixas aumentaram em 45,7% a velocidade dos ônibus que trafegam na cidade, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os dados indicam que um deslocamento de uma hora agora é feito em 33 minutos.
Segundo pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo no último dia 16, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor das novas faixas exclusivas para ônibus. Entre os usuários frequentes de carro, a aprovação chega a 86%. Os resultados coincidem com uma pesquisa do Datafolha sobre o mesmo tema. De acordo com o levantamento, 88% dos 823 entrevistados aprovam as faixas, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam automóveis.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

FAIXAS INSTALADAS NESTA SEGUNDA (30) – VILA CARRÃO
São no total 4,2 km nas ruas Antônio de Barros, Cesário Galeno e Honório Maia, Viaduto e avenida Conselheiro Carrão, além das ruas Gonçalo Nunes e Rodrigues Velho. A exclusividade para os coletivos vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao Centro, e das 17h às 20h no sentido contrário. Para garantir as condições de circulação e segurança da nova faixa, além da instalação dos sinais específicos, foi feita a manutenção de toda sinalização horizontal e vertical da avenida Conselheiro Carrão, no trecho entre as ruas Rodrigues Velho e Valentim Xavier.

CENTRO
A segunda etapa da Operação Dá Licença para o Ônibus na Rótula do Centro segue entre as implementações desta semana, com 1,1 km de extensão pela av. São Luiz, viaduto 9 de Julho, viaduto Jacareí e rua Maria Paula. Os coletivos terão prioridade de segunda a sexta das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 12 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top