Notícias

Prefeitura apresenta novo modelo de banheiro público

Posted on

Instalado na Praça Dom José Gaspar, protótipo ficará em fase de testes

Inspirado nos banheiros públicos das grandes metrópoles europeias, a Prefeitura de São Paulo apresentou na tarde da última quarta-feira (25) o protótipo de um novo tipo de banheiro público. Chamado de TopBox, ele foi doado pela empresa PeeBox à gestão municipal e permanecerá instalado na Praça Dom José Gaspar, em fase de testes, por tempo indeterminado.

“Eu assumi um compromisso de colocar banheiros público na cidade, e nós vamos ter. E está aqui um protótipo instalado e funcionando, para que a população possa testar. E objetivo é que, funcionando bem, possamos fazer uma licitação para instalar novos. E vamos autorizar para que isso seja pago com publicidade. Com custo zero para a Prefeitura e para a população”, afirmou o prefeito João Doria.

Todo em aço inox, o banheiro conta com mictório, vaso sanitário, pia, fraldário e ar condicionado. | Foto: Cesar Ogata/ Secom

Feito todo em aço inox, inclusive seu mobiliário, o banheiro conta com mictório, vaso sanitário, pia, fraldário e ar condicionado. Conectado à rede de esgoto e água da cidade, o Top Box também é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Nesta fase de testes, o protótipo funcionará no período das 7h30 da manhã às 21h30 da noite. Uma guarita da PeeBox foi instalada ao lado do banheiro, para que funcionários da empresa possam fazer a manutenção e a segurança do espaço.

Largo do Arouche

A Prefeitura de São Paulo também instalou no Largo do Arouche um outro protótipo de banheiro público. Desenvolvido pela empresa JCDecaux, atual concessionária de relógios na cidade de São Paulo, o sanitário fixo é auto-limpante e feito de uma estrutura de concreto pré-fabricada.

As portas, as esquadrias, e as áreas internas são de inox. Já o vaso sanitário é retrátil, feito de porcelana e não tem tampa. A cada uso, o vaso entra na parede e é higienizado com água e desinfetante, enquanto um jato de água limpa o piso. O consumo de água é de cerca de 6 litros. A água não é reutilizada.

A empresa cedeu o equipamento por um prazo de 30 dias para a Prefeitura do Município de São Paulo.

“Já estamos com dois modelos instalados e existem outras duas empresas interessadas em mostrar seus produtos. E nós estamos interessados em ver os projetos, analisarmos, entendermos cada um e, mais importante, ver qual é o melhor para a população de São Paulo. Qual o mais apropriado. Talvez até quais são os mais apropriados. Porque São Paulo é uma cidade bastante diversificada. Às vezes, o que funciona em uma praça, não funciona em outro local”, disse o secretário municipal de Serviços e Obras Marcos Penido.

Quiosque de Flores

Além dos novos modelos de banheiro, a gestão municipal apresentou nesta quarta-feira (25) o protótipo de um quiosque de vendas para microempreendedores. Idealizado pela empresa Ótima e assinado pelo designer Índio da Costa, o mobiliário foi doado a uma floriculturista da Praça Panamericana, que atua no local a mais de 30 anos. A iniciativa visa prestigiar floristas, jornaleiros, comércio de alimentos em geral e contribuir com o projeto Cidade Linda.

Os quiosques de flores também fazem parte do Projeto Cidade Linda | Foto: Cesar Ogata/ Secom

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 4 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile