Página Inicial

Operação Cidade Linda revitaliza a Avenida Celso Garcia

O destaque desta 15ª edição do programa será o tapa-buraco e a recuperação do asfalto das faixas exclusivas de transporte público.

Posted on

Foto: LUIZ GUADANOLI/SECOM

O programa SP Cidade Linda realizou nesta semana ações de limpeza e manutenção da Avenida Celso Garcia. A operação iniciada no dia 8 de abril (sábado) foi intensificar serviços como limpeza de bocas de lobo, manutenção de calçadas e recolhimento de entulho nos 6,5 quilômetros da via, que interliga os bairros do Pari e da Penha. O destaque desta 15ª edição do programa foi o tapa-buraco e a recuperação do asfalto das faixas exclusivas de transporte público. A ação deverá utilizar mais de 450 toneladas de massa asfáltica. Confira o mapa com as atividades previstas em cada trecho.

“Aqui é uma região que tem bastante demanda e aliás, uma das demandas que vieram daqui da comunidade, pelas pessoas que vivem ou utilizam a Celso Garcia, é para o reasfaltamento desta avenida e ela já foi colocada nas nossas prioridades para o recape. A avenida não está bem, tem buracos e ondulações de mais”, disse o prefeito, que nesta edição do programa ajudou a recolher sacos de lixo pela avenida com a ajuda de um caminhão de coleta.

O destaque desta 15ª edição do programa será o tapa-buraco e a recuperação do asfalto das faixas exclusivas de transporte público. Foto: Arnaldo Nolasco/ Jornal Gazeta da Mooca

A segurança no trânsito também teve reforçada, com a renovação de 158 placas e de 2.370 metros quadrados de sinalização horizontal, além de manutenção semafórica. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estuda ainda ações de proteção ao pedestre na via, como realocação de faixas de pedestre e de pontos de ônibus. No total, a companhia participará da operação com 45 agentes, 20 viaturas, um guincho e 4 motos.

Todos os 62 pontos de ônibus passarão por manutenção completa, com lavagem, retirada de propagandas irregulares e aplicação de novos adesivos com informações sobre linhas e itinerários. As equipes do Departamento de Iluminação Pública (ILUME) fizeram rondas de fiscalização, manutenção e limpeza e detectaram a necessidade de manutenção em 25 das 226 luminárias da região.

A Praça José Moreno teve a revitalização, com serviços de pintura antipichação, clareamento e recuperação de piso, poda das árvores, plantio de mudas e pintura de sarjetas. A área verde abriga o monumento Pátria e Família, de Willian Zadig, e duas bibliotecas: Cassiano Ricardo, especializada em música, e Hans Christian Andersen, dedicada aos contos de fadas. Essas atrações culturais também receberam serviços de revitalização, limpeza e iluminação.

Ao longo da semana, também serão recuperadas as praças Senador Moraes Barros e Major Guilherme Rudge, incluindo a limpeza do monumento Celso Garcia, de Lorenzo Petrucci.

Toda a via passará por limpeza mecanizada com uma varredeira de grande porte e 5 aspiradores de resíduos urbanos. A drenagem será beneficiada com a limpeza de 185 bocas de lobo, boca de leão e bueiros e com a desobstrução de galerias. O programa também realizará uma semana de campanha de conscientização ambiental, com informações sobre o descarte correto de resíduos. A avenida receberá dez lixeiras do modelo especial, feitas de ferro galvanizado.

Devido à proximidade com a fiação elétrica, a concessionária AES Eletropaulo será responsável pela poda de 122 árvores. Toda a iluminação passará por checagem, com o trabalho de uma equipe de 8 pessoas e dois caminhões do Ilume. Toda ação terá acompanhamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, com uma equipe de nove pessoas. No total, o programa utilizará o trabalho de 765 pessoas e 127 veículos ou equipamentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 7 + 3 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile