Página Inicial

Chácara do Jockey reabrirá como parque de 143,5 mil metros quadrados

Área verde reunirá equipamentos de cultura, esportes e educação. Espaço de lazer era reivindicado há mais de 30 anos pela população da zona oeste

A Chácara do Jockey está em obras para se transformar em um parque municipal de 143,5 mil metros quadrados. A área verde reunirá cultura, esportes e educação, com centro cultural, pista de skate, quadra, creche e pré-escola. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta sexta-feira (15) as futuras instalações do espaço de lazer, que era reivindicado há mais de 30 anos pela população da zona oeste.

“Estamos com as obras muito adiantadas dos equipamentos iniciais da Prefeitura, que são a parte educacional, com CEI e EMEI, a esportiva, com uma das maiores pistas de skate do Brasil, quadra poliesportiva e os campos de futebol recuperados, e cultural, que terá um centro de economia criativa. Nós vamos abrir a praça, a área de contemplação e as primeiras baias”, anunciou Haddad. Segundo o prefeito, a reabertura está prevista para 30 de abril.

A elaboração do projeto contou com a participação dos moradores do bairro. A primeira etapa da inauguração contará com a entrega de equipamentos de ginástica para idosos, uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), quadra, vestiários, horta comunitária, playground, espaços de convivência com churrasqueiras e salão de festa, além de pista de caminhada. Os praticantes de skate terão à disposição duas pistas oficiais, do tipo bowl e street, em construção de acordo com os parâmetros da federação paulista da modalidade.

Os muros que cercavam a antiga chácara também foram derrubados e trocados por grades. A iluminação recebeu investimentos de R$ 750 mil  para a instalação de 150 luminárias LED.

“Foi feita uma recuperação para abrir, para as pessoas utilizarem. Ao longo do tempo, novos equipamentos serão entregues. Temos ainda uma reforma ainda para a reocupação global, porque nós queremos preservar a memória do local, para dialogar com a população e com a história do Jockey”, afirmou Haddad. A Prefeitura recebeu a posse da área em outubro de 2014.

Já estão concluídas as obras da creche e da pré-escola, que juntas oferecerão mais de 800 vagas para crianças de 0 a 5 anos. Os equipamentos de educação receberam R$ 8,975 milhões em investimentos. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Chácara do Jockey já está em funcionamento e atende 175 crianças.

A segunda etapa da reforma transformará o parque em um polo cultural nas antigas cocheiras e alojamentos de cavalariços, além de pequenas edificações onde funcionavam a administração e a residência do Gestor. Estas construções abrigarão oficinas, estúdio de gravação, salas de produção e sala multiuso para dança, música, reuniões e apresentações cênicas. No Polo também funcionará o Laboratório de Experimentação e Inovação Audiovisual (LEA).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top