Saúde

Cinco sinais que podem apontar que o seu cansaço é crônico

Ao chegar a hora de dormir, você já notou que, apesar do cansaço, não conseguiu pegar no sono? Isso acontece porque nosso corpo tem maneiras diferentes de nos alertar que estamos esgotados e precisando de um tempo. Confira cinco sinais de cansaço para ficar atento:

MUDANÇAS DE HUMOR E IRRITAÇÃO:
Você tem dado respostas muito duras ou anda se irritando facilmente em casa? Estar a ponto de explodir é sinal de que você precisa parar para respirar. As técnicas são diversas: contar até 10 e meditar, por exemplo. Mas, se o problema persistir, procure orientação médica.

PERDA DE MEMÓRIA:
Chegou em outro cômodo da casa e esqueceu o que foi buscar lá? Precisou cancelar um compromisso do trabalho porque lembrou em cima da hora e não estava preparado? Se os esquecimentos são frequentes, seu cérebro precisa não só de descanso, mas também de estímulos positivos. Algumas opções são jogos de palavras-cruzadas, leitura e prática de esportes.

FALTA DE CONCENTRAÇÃO:
Para não perder o foco em meio a tantas tarefas, notificações e telas, faça pausas entre os estudos e o trabalho. Com o método pomodoro, por exemplo, você pode melhorar a capacidade de concentração ao se recompensar com momentos de descanso. A proposta é trabalhar alternando 25 minutos de foco total com 5 minutos de pausa, podendo usar um alarme para controlar o tempo.

DORES E DESCONFORTOS:
Dores de cabeça que nunca passam, tensão nos músculos e nas costas são os casos mais relatados entre quem está beirando a exaustão. Por isso, é fundamental manter a atividade física como hábito e se alongar entre as tarefas diárias.

SONO SEM QUALIDADE:
Quem sofre com o sono ruim muitas vezes não consegue adormecer, mesmo exausto, além de acordar em pequenos intervalos. Rituais diários antes de dormir podem ajudar a relaxar, como deixar o quarto escuro, desligar as telas e evitar cafeína.


Se você se identificou com algum ou vários desses sinais, não se sinta culpado por precisar de um tempo. A estafa pode ter se tornado comum em meio à vida agitada e com tarefas multiplicadas, mas não é normal. Ao identificar algum dos sinais, olhe para si mesmo, lembre-se das atividades que te fazem bem e busque ajuda profissional.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 3 + 3 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top