Comunidade

Como as redes sociais podem afetar o seu bem-estar

O Facebook e o Instagram são capazes de beneficiar – e também prejudicar – o sentimento de confiança, pertencimento e felicidade. Veja o que os especialistas têm a dizer sobre isso:

As fotos de amigos podem abalar a sua autoestima
Essa é a conclusão de um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido, divulgado em maio de 2014. Após questionar 881 universitários sobre o uso que faziam do Facebook e também seus hábitos alimentares, a prática de atividade física e a imagem que tinham do próprio corpo, os cientistas concluíram que a rede social tem, sim, um impacto na autoestima dos usuários. Quanto mais tempo passavam no Facebook vendo fotos de amigos, mais comparavam seus atributos físicos e apresentavam sentimentos negativos em relação ao seu corpo. Sabe-se que esse é um fator de risco para doenças sérias, como distúrbios alimentares e depressão.

As curtidas (ou a falta delas) são capazes de gerar solidão
Dois trabalhos da Universidade de Queensland, na Austrália, investigaram como o Facebook afeta o sentimento de inclusão social dos usuários. E o lado positivo dos resultados da investigação foi que sites como esse permitem que os indivíduos se relacionem e se comuniquem com diversas pessoas, a qualquer momento. No entanto, ao adotar um comportamento menos ativo na rede social ou não obter o retorno dos amigos ao fazer uma postagem, os internautas se sentiam sozinhos. A solidão experimentada pelos voluntários foi passageira. Mas especialistas acreditam que, se esse sentimento for frequente, ele pode ser prejudicial, levando à depressão.

Ficar conectado o tempo todo pode piorar a ansiedade
Metade das 228 pessoas entrevistadas declarou ter observado alterações comportamentais negativas após usarem as redes sociais com frequência. Desses, dois terços relataram sentir dificuldade para relaxar e dormir após entrarem nesses sites e 45% disseram se sentir preocupados quando não conseguiam acessá-los. Não deixe o aplicativo aberto o tempo todo no celular, por exemplo. Reserve um tempo para acessar as redes e procure esquecê-las quando estiver com a família e os amigos.

O que você posta afeta
outras pessoas –
para o bem e para o mal
Segundo o estudo, o que você posta nas redes sociais afeta diretamente o bem-estar dos seus amigos por lá. Os pesquisadores viram que cada post positivo gerava quase o dobro de postagens otimistas. No caso das mensagens negativas, o número de recados semelhantes era menor. Isso demonstra que a felicidade é mais contagiante do que a infelicidade. Sendo assim, que tal começar a compartilhar com seus amigos apenas as coisas boas da vida?

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 15 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top