Saúde

Como controlar seu estresse e ansiedade com uma simples técnica

Foto: Reprodução

O estresse e a ansiedade costumam ser nossos maiores adversários quando se trata de momentos importantes das nossas vidas. Quando algo é relevante e não pode dar errado como o ato de realizar provas, reuniões no trabalho, o dia de uma viagem importante ou até mesmo uma competição esportiva, essas experiências emocionantes e positivas podem, sem um gerenciamento emocional adequado, ter um impacto negativo nos resultados, no sucesso e até mesmo, a longo prazo, na nossa saúde. 

O hipnoterapeuta Guilherme Alves atua com clientes que passam diariamente por estas crises e indica a técnica de aterramento 54321 como forma de controle destas emoções. A técnica é projetada para aliviar seu estado de espírito para que você possa passar por momentos estressantes. O objetivo com este exercício é usar os cinco sentidos para se concentrar no momento e evitar vários pensamentos ansiosos que podem atrapalhar o seu progresso. 

Respirações profundas, lentas e longas são sua primeira prioridade para alcançar um estado de calma antes de prosseguir para as seguintes etapas: 

5. VEJA:

Reconheça cinco coisas que você pode ver ao seu redor. As opções podem variar de uma caneta ou grampeador em seu escritório a um pássaro ou árvore enquanto você estiver na rua. Se você está em casa, pode olhar uma foto de família na parede ou um copo d’água na bancada da cozinha. Você pode escolher entre itens grandes e pequenos para manter suas opções em aberto. 

4. TOQUE:

Reconheça quatro coisas que você pode tocar ao seu redor. Você pode começar com seu cabelo, mãos, cotovelos e outras partes do seu corpo se tiver pouco tempo. O chão sob seus pés, seja o chão do seu quarto ou do escritório no trabalho, também ajuda. ravesseiros, mesas, telefones e teclados podem atender a essa etapa. Percepção de sensações é a palavra chave. 

3. OUÇA:

Reconheça três coisas que você pode ouvir ao seu redor. Em vez de ouvir seus próprios pensamentos ou sons do corpo, como o estômago roncando, concentre-se nos ruídos externos. Os exemplos incluem alguém dirigindo um carro nas proximidades, o tic-tac de um relógio ou um cachorro latindo. Se você está no trabalho, pode ouvir a digitação e os passos das pessoas que passam por sua mesa. 

2. CHEIRO:

Reconheça duas coisas ao seu redor que você pode cheirar. Esta etapa pode ser um desafio em comparação com as outras, por isso é melhor ir para um lugar com mais fontes de cheiro, se você não sentir o cheiro de nada onde quer que esteja no momento. O ar livre tem muitas opções de cheiros, e o sabonete nos banheiros também ajuda. Sua mobília pode fornecer cheiros agradáveis ​​para esta etapa quando você estiver em casa. 

1. SABOREIE:

Reconheça algo ao seu redor que você pode provar. Não precisa ser necessariamente comida, pois pasta de dente e aqueles fio-dentais com gostinho que você usa pela manhã ou à noite são fontes fáceis. Você também pode ir com o gosto do seu café da manhã, do almoço ou jantar. Café, chá e outras bebidas que você precisa para passar o dia também funcionam. Lembrando que é para reconhecer e se lembrar do sabor e não para ir comer. 

Termine este exercício com uma respiração longa e profunda. 

Com essas etapas, você poderá aproveitar ao máximo o momento. Concentrar-se em seus sentidos o ajudará a ser mais consciente, o que o ajudará a realizar suas tarefas e ter sucesso. Ao focar em você e no que sente, o seu pensamento fica no agora e foge do futuro que gera ansiedade. Fazendo isso, você se livra destas emoções indesejadas e se sente no controle de sua vida. 

Pratique esta técnica para que possa melhorar a sua saúde e tornar divertidos aqueles grandes dias! 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 8 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top