Cultura e Lazer

Convênio viabiliza reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

Trinta dias depois do incêndio no Museu da Língua Portuguesa, o governador Geraldo Alckmin assinou no dia 21/1 o convênio para reconstrução do local. A obra será viabilizada a partir do convênio firmado entre o Governo de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil. Também está previsto o restauro da Estação da Luz, que acabou afetada pelas chamas que destruíram o museu no dia 21 de dezembro. O acordo estabelece que a Fundação Roberto Marinho será a responsável pela execução das obras de reconstrução, restauro e reinstalação do museu, inclusive com revisões museográficas, com colaboração da Secretaria da Cultura do Estado e da ID Brasil, que será responsável pelo gerenciamento do museu. A proposta é tomar como base o projeto arquitetônico que orientou o restauro de 2006, com os ajustes necessários para atualização. A exposição original, baseada em recursos de multimídia, está totalmente preservada em um data center e será aprimorada.
O convênio vai garantir rapidez aos esforços iniciais para a continuidade das obras de restauro, que serão alavancadas com a indenização do seguro, já que o edifício tinha apólice contra incêndio no valor total de R$ 45 milhões. O trabalho, no entanto, já começou. Menos de 48 horas após o incêndio, tiveram início serviços emergenciais com foco inicialmente na liberação das
quatro plataformas da Estação da Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), as paredes do terceiro pavimento foram escoradas para garantir a estabilidade necessária à passagem dos trens e à segurança dos passageiros na área de embarque. Enquanto a obra acontece, o Museu da Língua Portuguesa
continuará desenvolvendo suas atividades em outros espaços, fazendo jus à proposta que lhe deu origem: seu acervo é a língua viva, falada por todos os povos de lusófonos, nos seus mais variados sotaques e evoluções. Estão sendo planejadas ex- posições itinerantes pelo interior para o fortalecimento da plataforma educativa online e outras ações para o público da capital.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 12 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top