Notícias

CPTM faz testes com sistema QR Code

Posted on

Sucesso da experiência pode resultar em facilidades para usuários, como a compra de passagens pela Internet e aplicativos de celular

Conforme o Portal do Estado de São Paulo, a CPTM está testando, em algumas estações, o sistema de bilhetagem via QR Code, ou Código QR (quick response – resposta rápida). Os testes começaram no último mês de outubro na Estação Tamanduateí, e desde do dia 12 de novembro passam a acontecer na Estação Vila Aurora, Linha-7 Rubi. Até o final do ano, passageiros de mais quatro estações experimentam a novidade.

O período de testes será de seis meses. Caso se comprove a viabilidade, a utilização do sistema trará muitas facilidades para os consumidores em relação aos atuais bilhetes magnéticos. As passagens poderão ser aquiridas pela Internet, aplicativos de celular e máquinas de vendas automatizadas, trazendo praticidade e ganho de tempo para os passageiros que utilizam os bilhetes unitários.

Nessa fase de testes, o usuário deve adquirir na bilheteria da estação o bilhete unitário, que será impresso com o código. Depois é só aproximar o bilhete do bloqueio adaptado para a leitura desse tipo de bilhete para ter o acesso liberado. Nos primeiros quinze dias, a venda dos bilhetes na Estação Aurora estará disponível das 9h às 16h, e colaboradores orientarão os passageiros sobre o novo sistema.

Trata-se de uma iniciativa pioneira na América Latina, desenvolvida por uma empresa parceira da CPTM que já realizou um projeto piloto no Terminal Santo André do corredor ABD da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), entre julho e agosto passados.

As outras estações que também passarão pelos testes são: Lapa, na Linha-8 Diamante; Autódromo, na Linha-9 Esmeralda; Dom Bosco, na Linha-11 Coral; e USP Leste, Linha-12 Safira. As linhas selecionadas para os testes são as que apresentam maior percentual de bilhetes unitários. Na CPTM, cerca de 20% dos passageiros utilizam esse tipo de bilhete.

Foto: Reprodução

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile