O desemprego é a principal causa do atraso de contas dos consumidores paulistanos e a maior parte deles tem apenas uma conta atrasada, com valor entre R$ 500 e R$ 2000.
Uma pesquisa da Boa Vista SCPC aponta ainda que o atraso no pagamento do cartão de crédito foi o que mais levou moradores da cidade de São Paulo a engrossar a lista de inadimplentes. A pesquisa também mostra que, além do desemprego (35%), o descontrole financeiro (29%) e o fato de ter sido fiador ou emprestado o nome a outra pessoa (13%) também aparecem no topo da lista de motivos que levaram à inadimplência.
Quanto ao tipo de dívida que levou à negativação, o cartão de crédito (30%) é seguido pelo não pagamento de carnês e boletos (28%), cheques sem fundos (15%), empréstimo pessoal (12%), cartão de lojas (9%) e pelo cheque especial (6%).
Na análise dos dados pelo tipo de gasto, a compra de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos encabeça a lista com 24% das menções, seguido pelos gastos com alimentação, com 18%, e pelas compras de roupas e calçados, com 17%.
Um dado positivo revelado pelo levantamento da Boa Vista é que 77% dos inadimplentes entrevistados acreditam que conseguirão pagar todas as suas dívidas em atraso: 33% pretendem quitar os débitos à vista e 67% de forma parcelada.