Considerada uma das ferramentas mais importantes para a comunicação, a voz deve ser tratada com total atenção
O IBCC quer mostrar a relevância do trabalho do fonoaudiólogo e seu papel em reabilitar o paciente diante de algumas dificuldades que surgem ao longo do tratamento oncológico nesse Dia Mundial da Voz (16 de abril).
A Fonoaudiologia, ao longo dos anos, tem expandido sua área de atuação de forma a contribuir com a prevenção de complicações, restabelecimento de alimentação via oral e da comunicação em pacientes oncológicos, principalmente naqueles diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço. Essas contribuições da profissão são aspectos essenciais para se manter o bem-estar da pessoa durante o tratamento.
De acordo com a equipe de Fonoaudiologia do IBCC, o paciente recebe assistência do profissional para reabilitação das dificuldades de deglutição, diminuindo os riscos de complicação pulmonar, assim como a reabilitação vocal e da fala, aprimorando a comunicação.
O paciente que realiza o tratamento na região da cabeça e pescoço, seja por cirurgia ou radioterapia, pode apresentar comprometimento das estruturas e funções de voz, fala e deglutição em diferentes proporções. Outros tratamentos oncológicos também podem levar a alteração da comunicação do paciente, porém a equipe de fonoaudiologia oferece assistência ao paciente internado e também ambulatorial visando a importância da voz e comunicação no âmbito familiar, social e emocional.
Ao longo do tratamento o paciente terá acompanhamento fonoaudiológico para garantir o melhor aproveitamento vocal dentro das possibilidades da técnica escolhida e também para manter a boa alimentação, tudo para oferecer mais qualidade de vida.
Cuide da Voz:
- Beba bastante água;
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Evite competição sonora durante a fala;
- Evite bebidas alcoólicas, cigarros e drogas em geral;
- Evite gritar, pigarrear e tossir com frequência;
- Evite mudanças bruscas de temperatura;
- Evite o consumo de chocolates, leite e seus derivados antes da atividade vocal;
- Dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão;
- Procure ingerir maçã, pera e cenoura, pois são adstringentes e auxiliam na limpeza da boca e da faringe;
- Use roupas confortáveis;
- Evite pastilhas refrescantes antes e durante a atividade vocal;
- Articule bem as palavras.