Comunidade

EMTU terá Serviço Corujão de transporte público na Capital e Região Metropolitana

Posted on

O governador Geraldo Alckmin anuncia nesta quinta-feira, 19, no Palácio dos Bandeirantes, a implantação do Serviço Corujão, que inclui duas iniciativas para ampliar o acesso da população ao transporte público. A ação será implantada por meio da EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

Já a partir de amanhã, 20, será implantado o atendimento 24 horas às sextas-feiras e aos sábados na região Oeste da capital paulista, onde se concentra o maior número de bares, restaurantes e casas noturnas da cidade. As linhas vão atender aos bairros de Vila Madalena e Pinheiros, além da região da Av. Dr. Arnaldo, onde fica, por exemplo, o Hospital das Clínicas.

A partir de 27 de setembro, o horário de operação de 14 linhas intermunicipais será ampliado para atender aos usuários das últimas viagens do Metrô, garantindo a continuidade da viagem a 18 municípios vizinhos à capital. A EMTU/SP está ajustando horários e algumas linhas só realizarão a última partida depois que o último trem do metrô chegar às estações incluídas no novo serviço.

Um dos objetivos dessa ação, além de oferecer mais oferta de transporte, é fazer com que as pessoas que consumirem bebidas alcoólicas não precisem dirigir e tenham a opção do ônibus metropolitano para voltar para casa, em segurança, sem colocar suas vidas e de terceiros em risco.

 

Educação e fiscalização no trânsito

Com o novo Serviço Corujão, o Estado de São Paulo – que tem 25 milhões de veículos (um terço da frota do Brasil) e 20,7 milhões de condutores (mais do que toda a população de Minas Gerais) – assume o desafio de promover ações que induzam a uma mudança de comportamento dos cidadãos, sensibilizando-os para a gravidade da combinação entre álcool e direção, por meio de ações combinadas de educação e fiscalização.

Programa Direção Segura, um novo modelo de blitz integrada, lançado em fevereiro deste ano, atua na conscientização e na fiscalização da Lei Seca, antecipando-se ao tema da Semana Nacional de Trânsito 2013. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes por acidentes causados pela associação entre álcool e direção.

Em aproximadamente 60 blitze realizadas em 21 cidades do Estado foram aplicados 7,9 mil testes de etilômetro. Como resultado, 833 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 184 foram presas por terem cometido crime de trânsito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 14 + 9 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile