Dicas

Enchentes: saiba o que fazer para evitar prejuízos em seu veículo

Posted on

“São as águas de março fechando o verão”. Sim, esse é o período que mais chove no País, e por isso, o ideal é fazer uma revisão preventiva nesta época. Algumas dicas são simples e de manutenção barata.
Para começar, verifique itens como luzes dos faróis e lanternas, pneus, sistema de freios e desembaçadores dos vidros. Peças defeituosas ou gastas devem ser trocadas o quanto antes.
As borrachas das portas também devem estar em bom estado para evitar a entrada de água e a bateria deve estar bem carregada. A água do esguicho do para-brisas deve contar com líquido desengordurante apropriado para facilitar a limpeza do vidro.
Além disso, em várias cidades já se tornou comum ver carros boiando ou sendo arrastados pelas enchentes. Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem áreas bastante conhecidas por ocorrências de alagamento, como a região da Rua Turiassu, na Zona Oeste. O motorista deve evitar sempre entrar em áreas alagadas, mas caso a água subir rápido, veja algumas dicas de como proceder:

• Acelerar o carro durante toda a travessia, em primeira marcha, e devagar (porque a aceleração do carro evita a entrada de água pelo escapamento).

• Evitar as ondulações para que a água não alcance a entrada do filtro de ar, por isso, cuidado com a passagem de outros veículos ao seu lado ou em sentido contrário.

• A altura máxima recomendada pelos fabricantes para atravessar uma área alagada é a metade da roda.
• Não enfrente a enchente achando que pode ultrapassá-la. Como os veículos têm os comandos elétricos, é muito fácil o acontecer uma pane e você ficar no meio do alagamento. Por isso, se o carro morrer, em hipótese alguma tente ligá-lo novamente. Isso porque a água pode ter entrado nos cilindros, ou molhado os chips eletrônicos, a ECU (central eletrônica) e contatos elétricos.

• Peça ajuda, espere o alagamento baixar, chame um guincho e leve o veículo o mais rápido possível para a oficina.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 15 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile