Notícias

Estado promove capacitação para atendimento social a refugiados e migrantes

São Paulo é o estado que mais recebe solicitações de refúgio no Brasil e na América Latina

Os agentes públicos estaduais e municipais dos 645 municípios de São Paulo Paulo e todos que fazem parte da rede de proteção social, como instituições, entidades e comitês serão capacitados nesta quarta-feira (17) para atendimento social a refugiados e migrantes.

O ciclo de capacitação ‘Migração e Refúgio’ tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre migração no Brasil e mapear os principais desafios da população de refugiados, além de alinhar o atendimento dos serviços públicos oferecidos e, também, combater preconceitos e a xenofobia.

São Paulo é o estado que mais recebeu solicitações de refúgio no Brasil e na América Latina, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados. Temas importantes serão abordados nas palestras como as categorias migratórias no Brasil, o panorama do refúgio no Brasil e no mundo e o acesso a direitos para refugiados e migrantes.

A Secretaria de Desenvolvimento Social em parceira com o Alto Comissariado das Nações Unidas promove o ciclo de capacitação com transmissão streaming.

Aumento do fluxo migratório no país
Apesar de abrigar um número pequeno em relação ao enorme fluxo global das migrações forçadas, o Brasil tem recebido um número cada vez maior de estrangeiros em busca de refúgio.

De acordo com os dados do Conare, o país abriga cerca de 8.400 refugiados, duas vezes mais que a população de refugiados em 2011. O número de solicitações também cresceu, atualmente, cerca de 12 mil pedidos de refúgio aguardam uma decisão do governo federal. São Paulo é o estado que mais recebe solicitações no país, 41% do total.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 8 + 14 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top