Saúde

Exercícios funcionais sob o olhar de um fisioterapeuta

Ultimamente, os exercícios funcionais vêm ganhando cada vez mais adeptos e tomando espaço nos parques e academias, tornando-se uma alternativa para aquelas pessoas que não se sentem atraídas pelo modelo de treinamento tradicional. Porém, será que o modelo adotado atualmente é realmente funcional?

O treinamento funcional por definição é conhecido por trabalhar diferentes grupos musculares de maneira simultânea em exercícios relacionados à especificidade da vida diária. Trabalhando com o peso corporal ou com ajuda de implementos, essa técnica desafia o corpo a trabalhar em vários eixos respondendo a estímulos de instabilidade.

O fisioterapeuta Rafael Rocha Garcia fala sobre a definição de um treino funcional – prática cada vez mais comum entre aqueles que procuram exercer uma atividade física. (Foto: Reprodução)

A execução desse treino é baseada nos movimentos naturais básicos: agachar, girar, empurrar, pular e correr. Porém, com o estilo de vida que adotamos, perdemos muitas vezes a mobilidade e a estabilidade necessárias para realizá-los. Nosso corpo acaba criando movimentos adaptativos aos estímulos recebidos. Perceba a facilidade que uma criança de um ano tem ao agachar e a dificuldade que um adulto apresenta para realizar o mesmo movimento.

Além disso, o treinamento deve seguir o critério de especificidade, ou seja, os exercícios planejados devem ter uma ligação direta com as atividades que o cliente realiza no cotidiano. A prescrição de um circuito de exercícios sem levar em consideração a heterogeneidade do grupo e as demandas diárias, fogem do intuito básico do treinamento e torna o indivíduo mais propício a lesionar-se.

Portanto, realizar e aplicar um treino funcional requer muitos cuidados. É inevitável iniciar com uma boa avaliação funcional para detectar as limitações dos movimentos básicos, associar essas limitações com as atividades cotidianas e, assim, montar exercícios que ajudem na “repadronização” dos movimentos lesivos. Dessa maneira, respeita-se os princípios básicos desse treinamento e torna de fato o indivíduo funcional.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 15 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top