Página Inicial

Hospital das Clínicas realiza primeiro transplante de útero da América Latina

Foto: Reprodução

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) realizou o primeiro transplante de útero da América Latina. De acordo com a equipe médica, o procedimento foi bem-sucedido e a paciente está evoluindo bem. Ela nasceu com a síndrome de Rokitanski e por isso não tinha o órgão. O procedimento foi realizado no dia 20 de setembro. Os médicos acreditam até na possibilidade de uma futura gravidez.

“Esse transplante pode ajudar no emocional e autoestima das mulheres. A paciente está bem, mas terá que aguardar seis meses para começarmos o tratamento hormonal, caso não haja complicações. Tudo ocorrendo bem, a expectativa é de que em um ano ela possa tentar engravidar. Já temos oito embriões fertilizados com o sêmen do marido”, explicou o chefe da equipe de Transplantes e professor titular da USP no setor de Gastroenterologia, Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque.

“Para nos prepararmos [para o transplante], enviamos membros da equipe para a Suécia, que ficaram por lá por duas semanas. Eles acompanharam os procedimentos e mais tarde foram supervisionados pelos suecos”, completou o professor. O útero escolhido para o transplante era de uma mulher por volta dos 40 anos e que já havia dado à luz por duas vezes.

Entenda o procedimento
A doadora teve morte cerebral. O útero dela foi colocado no corpo da receptora, quando foram religadas todas as veias e artérias, assim como a saída do útero. A cirurgia teve duração de 10 horas.

Meses antes do procedimento, a equipe do Centro de Reprodução Humana do HC realizou a estimulação da ovulação, a coleta dos óvulos e a fertilização in vitro. Os embriões gerados serão mantidos congelados até que possam ser colocados no útero transplantado e, então, gerar uma gravidez.

Os especialistas que realizaram o procedimento foram enviados para a Suécia em março deste ano para aprimoramento da técnica com a equipe do professor e doutor Mats Brännström, em Gotemburgo – primeira equipe a realizar transplante uterino com sucesso no mundo, em 2014.

O projeto no Hospital das Clínicas é coordenado pelos professores Dr. Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque e Prof. Dr. Edmund Chada Baracat.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 5 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top