Para cozinhar macarrão ou qualquer outro tipo de massa, inclusive da lasanha, você precisa usar muita água. Jogar toda essa água fora sem aproveitar nem uma parte dela por si só já é um desperdício.
O macarrão é um alimento rico em amido e, ao cozinhá-lo, parte desse amido é “solto” na água. Isso significa que esse líquido riquíssimo é perfeito para receitas que precisam de amido para engrossar ou dar textura.
Além disso, como a água do macarrão é temperada com sal durante o preparo, ela consegue acrescentar mais sabor sem precisar adicionar mais sal depois.
COMO APROVEITAR A ÁGUA DO COZIMENTO DO MACARRÃO?
Como a água do cozimento das massas é rica em amido, ela pode ser usada para substituir a farinha de trigo ou maizena em outras receitas. Uma maneira de aproveitá-la é no próprio molho do macarrão!
Vai fazer um molho branco? Experimente usar a água da massa antes de colocar a farinha da receita.
Quer um molho de queijo para massas ou saladas? Você pode cozinhar o queijo com a água do cozimento do macarrão e dispensar por completo a farinha ou amido e até mesmo o creme de leite.
Mas não é para sair usando toda a água de uma vez, viu? A dica é acrescentar ao poucos em colheradas e misturar para não desandar a receita. Você vai ver como seus molhos vão ficar mais encorpados e render mais sem acrescentar mais ingredientes, além de dar um sabor mais que especial.
Além disso, a água do cozimento do macarrão também pode ser guardada e usado em outras receitas. Uma delas é no preparo de massas, como pizza e pão. É comum que essas receitas peçam por água no preparo. Use a água do macarrão no lugar que vai incrementar no sabor e no amido, fundamental para que as massas cresçam. Você ainda pode usar essa mesma água para colocar o grão-de-bico ou o feijão de molho, temperando naturalmente já nesse passo do demolho.