Nacional

Maioria das mulheres começaram negócio após maternidade

Posted on

Uma pesquisa feita pelas escritoras Patricia Travassos e Ana Claudia Konichi, autoras do livro “Minha Mãe é Um Negócio”, lançado na quarta-feira (23), aponta que 67% das mulheres começaram um negócio próprio após a maternidade. As autoras resolveram fazer a pesquisa para conhecer o perfil da mãe empreendedora para escrever o livro. Para isso, firmaram uma pareceria com a Rede Mulher Empreendedora e entrevistaram 200 mulheres de todo o país.

A mostra apontou que 41% das mulheres entrevistadas escolheram transformar um antigo hobby em atividade principal, abrindo uma empresa. De acordo com a pesquisa, para abrir um negócio, 64% das entrevistadas investiram até R$ 5 mil.

Desse total, 58% trabalham em casa (home-office) e 74% acreditam que ficam mais tempo com os filhos do que antes de empreender, e 36% declaram que têm menos rendimentos do que antes de abrir sua empresa. No entanto, 75% delas afirmam que estão mais realizadas profissionalmente.

Os resultados mostram, ainda, que 81% delas são casadas e 41% têm apenas um filho. Das entrevistadas, 28% têm entre 31 e 35 anos e 22% entre 36 e 40 anos.

Quanto o assunto é escolaridade, 73% completaram o ensino superior ou são pós-graduadas. Segundo Konichi, é interessante notar que, para as mães empreendedoras, o sucesso tem muito mais a ver com a qualidade de vida (delas e dos seus funcionários) do que com a lucratividade da empresa. Outro dado interessante revelado pela pesquisa é que para 45% delas, a famosa culpa de mãe diminuiu e 24% garantem que estão completamente curadas desse sentimento.

“A culpa é tão marcante entre as mães que nós dedicamos a conclusão do nosso livro para esse tema. Na pesquisa, percebemos que a culpa de mãe está diretamente ligada à autoestima da empresária”, diz Travassos.

Para Travassos, se o negócio está dando certo e a mãe empreendedora está realizada, ela tende a se sentir melhor e a não se culpar por, eventualmente, dar menos atenção aos filhos. Quando o negócio não está prosperando, a culpa de mãe cresce junto com a frustração da empresária.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 14 + 6 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile