Página Inicial

Monumentos da cidade de São Paulo estão iluminados com a cor rosa

Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras e Estátua de Borba Gato estarão iluminados para alertar perigos da doença

Para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama, cinco monumentos da cidade de São Paulo estão iluminados com a cor rosa até 31 de outubro. Os locais iluminados são Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras e Estátua de Borba Gato, em adesão ao movimento “Outubro Rosa”.

Com origem nos Estados Unidos nos anos 1990, o “Outubro Rosa” tem esse nome em alusão à cor do laço distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, promovida em Nova York pela Fundação Susan G. Komen for the Cure – www.komen.org. Mais do que contribuir para a expansão do movimento, a iluminação de monumentos e prédios públicos enaltece a beleza e a elegância feminina, além de proporcionar uma agradável leitura visual e fortalecimento da causa a que se propõe.
Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve ter 57.960 novos casos de câncer de mama em 2016. A recomendação é o reconhecimento pela mulher de alterações precoces na mama para procurar o médico de forma breve. O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas, seja feita na faixa etária entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos. A recomendação de início das mamografias bienais de rotina é após os 50 anos, adotada pela Organização Mundial da Saúde
Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama, entre eles: obesidade, principalmente após a menopausa, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica, primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos e histórico familiar de câncer de mama e ovário.

Foto: Reprodução/PrefeituraSP

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 7 + 3 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top