Cultura e Lazer

Museus do Estado estão entre os 10 melhores do Brasil

Posted on

Os Museus da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Futebol e Catavento acabam de entrar para o ranking dos 10 melhores museus do País e 12 melhores da América do Sul. O prêmio Traveller’s Choice 2015, do Trip Advisor, reconhece os melhores estabelecimentos de acordo com a opinião dos mais de 340 milhões de usuários da plataforma.

O terceiro lugar do ranking Brasil é a única instituição deste tipo no mundo dedicada a um idioma. No Museu da Língua Portuguesa, os visitantes são convidados a conhecer a história, a importância e as variações do idioma. Suas exposições utilizam recursos interativos para mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da cultura brasileira. No ranking da América do Sul, ocupa o quinto lugar.

A Pinacoteca ocupa o quinto lugar no ranking nacional dos museus do Prêmio. Com acervo permanente e exposições temporárias dedicadas às artes visuais produzidas entre o século XIX e os dias de hoje, o acervo conta com cerca de 9 mil obras que representam mais de 300 anos da produção artística do Brasil. No ranking da América do Sul, a Pinacoteca ocupa o oitavo lugar.

O museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, ocupa o sexto lugar do ranking Brasil do Trip Advisor. Sua mostra permanente está dividida em 15 ambientes, com atrações multimídias e interativas. A instituição ficou na 11ª posição no ranking sul-americano.

Com mais de 250 instalações, grande parte delas interativas, o Museu Catavento ficou em sétimo lugar na lista entre os locais no Brasil. Localizado no Palácio das Indústrias, no centro da capital paulista, o Catavento atrai a atenção de crianças, jovens e adultos com seu curioso acervo. Em julho deste ano o Catavento bateu recorde de visitantes: 87 mil pessoas passaram pelo local, um movimento 40% maior em comparação com o mesmo período de 2014, quando foram registradas cerca de 62 mil visitas. No ranking da América do Sul, levou a 12ª colocação.

A Secretaria da Cultura possui 18 museus, sendo 14 deles na capital paulista, um na baixada santista e três no interior. Somente em 2014, as instituições receberam mais de 3,7 milhões de visitantes, registrando um aumento de 12% em relação a 2013. Todos os museus do Governo têm entrada a preço popular. Aos sábados, o ingresso é gratuito em todos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 9 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile