A Netflix revelou como vai bloquear o compartilhamento de contas. De acordo com a nova política, a suspensão será aplicada aos perfis que moram fora da residência do proprietário da conta. Para isso, a empresa passará a exigir que os aparelhos se conectem à rede Wi-Fi da casa principal pelo menos uma vez a cada 31 dias para garantir o acesso.
A Netflix explica que a nova medida é para bloquear apenas os perfis que não moram na mesma residência que o dono da conta — o que inclui tanto amigos quanto parentes, como é bem comum por aqui.
Para isso, o streaming vai definir a chamada “residência Netflix”, um conceito criado a partir do cruzamento de dados como endereços de IP, atividade da conta e IDs dos aparelhos usados pelos moradores. Assim, a empresa consegue estabelecer tanto quais são os dispositivos tidos como confiáveis e também as redes que esses aparelhos costumam se conectar. Todos os acessos que acontecerem fora desse padrão passarão a ser suspeitos, bloqueando o uso. Para impedir a restrição, será preciso conectar o aparelho à rede Wi-Fi pertencente à tal “residência Netflix” pelo menos uma vez por mês.
Dessa forma, o dono da conta e pessoas que moram com ele não devem ser afetados — afinal, todos os dispositivos estão constantemente conectados àquela rede principal. A proposta está mesmo em afetar os agregados.