Página Inicial

Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata

Pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostra que 50% dos homens nunca foram ao urologista e um a cada seis brasileiros tem câncer de próstata

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia neste mês a campanha de conscientização para a prevenção do câncer de próstata. O Novembro Azul é uma campanha que pretende reverter o quadro da doença no Brasil. Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), um em cada seis homens tem câncer de próstata e metade dos brasileiros nunca foi a um urologista.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte de homens no Brasil. “O crescimento do número de casos ao longo dos anos tem como possíveis explicações o aumento da expectativa de vida, a melhoria da qualidade dos sistemas de informação e a maior disponibilidade de métodos de diagnósticos”, explica o oncologista da SMS, Luis Fernando Pracchia.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perde apenas para o câncer de pele não melanoma, com 30% dos casos no País, mas com índices baixos de letalidade. Em números absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Os principais sintomas são a presença de sangue na urina (hematúria), a necessidade frequente de urinar (poliúria) – principalmente à noite – e dor associada à queimação ao urinar (disúria).

Como prevenir?

Os homens devem controlar os fatores de risco para o aparecimento do câncer de próstata. Uma alimentação pobre em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; sedentarismo, consumo de álcool e tabaco estão entre as principais causas da doença. Se houver casos na família, vale investigar precocemente com o médico especialista.

Os exames de detecção do câncer estão disponíveis na rede especializada de média complexidade municipal. O exame de diagnóstico do câncer e a biópsia de próstata guiada por ultrassonografia estão disponíveis nos ambulatórios de especialidades, unidades dos Hospitais Dia e em todos os hospitais municipais, além de serviços privados conveniados e contratados pela SMS.

O acesso se dá pela Regulação do Acesso – oferta e agendamento de serviços mediante a classificação de risco/prioridade prévia feita pelos Reguladores. Casos mais complexos são agendados com maior brevidade e em serviços com mais complexidade, se necessário. Os serviços de saúde geridos pela SMS são agendados via sistema SIGA Saúde, após a regulação. Os serviços de gestão estadual (como os AME e hospitais universitários) são agendados pelo sistema CROSS/SP, após regulação.

Quando o paciente tem diagnóstico ou forte suspeita clínica de câncer, é encaminhado para um dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACONS) conveniados ao município, como o AC Camargo, Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC), além dos hospitais sob gestão estadual.

Todas as unidades de saúde podem solicitar as vagas para consulta em oncologia. Todas as vagas estão reguladas através do sistema SIGA e estão disponíveis para todos os munícipes de São Paulo.

Novembro Azul na rede municipal de Saúde
Durante o mês de sensibilização, as unidades de saúde promoverão várias atividades, como rodas de conversa, palestras e orientações sobre saúde do homem e a importância da prevenção do câncer de próstata. Nessa programação há grupos temáticos sobre alimentação saudável, tabagismo, importância do exame de próstata, oficinas e orientações educativas em sala de espera. Mais informações podem ser obtidas nas UBS.

Confira, nos links abaixo, a lista de unidades da SMS e a programação das atividades que serão realizadas em cada uma delas:

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_SUDESTE pdf.pdf

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_SUDESTE excel.xls

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_SUL pdf.pdf

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_SUL Excel.xls

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_CENTRO pdf.pdf

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_CENTRO excel.xls

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_NORTE pdf.pdf

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_NORTE excel.xls

Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_HSPM pdf.pdf

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/novembro_azul_HSPM Excel.xls

Click para comentar

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 4 + 5 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Topo