Comunidade

‘Novembro Azul’ conscientiza homens sobre câncer de próstata

1-Novembro-azulA exemplo do que aconteceu em outubro que foi marcado como o mês de combate ao câncer de mama, com o ‘Outubro Rosa’, o mês de novembro chega trazendo a campanha de conscientização dirigida ao público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha pretende mudar hábitos e quebrar paradigmas entre a população masculina, como o medo que os homens com mais de 45 anos têm de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque. A ideia é também mobilizar grupos de participação ativa no processo de prevenção ao câncer de próstata, a exemplo da família, de parceiros e da comunidade.
Com o mote Um Toque, um Drible, a campanha tem um calendário de ações por todo o Brasil, como a iluminação da faixada do Museu do Futebol, em São Paulo e do Congresso Nacional em Brasília.
O Centro de Referência em Saúde do Homem faz um alerta para a prevenção do câncer de testículo, que representa 5% dos tumores urológicos entre os 15 e 35 anos. Os sintomas são semelhantes ao de uma infecção, com dor local, aumento do tamanho do testículo e febre. A dor está presente em aproximadamente 30% dos casos. É importante que os homens dessa faixa etária façam regularmente o autoexame do testículo para que, em caso de doença, o diagnóstico seja precoce.

 

2-consulta-médicaca2_13679_23947

APRENDA A FAZER O AUTOEXAME:

O homem deve ficar em pé em frente ao espelho e observar:


• Alteração de tamanho (é normal se um dos testículos for ligeiramente maior que o outro).
• Sensação de peso (parecer mais pesado do que o habitual).
• Dor na região da virilha ou no abdome inferior.
• Dor no testículo ou no escroto.
• Presença de líquido no escroto.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 7 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top