Saúde

Novembro Azul: Governo de SP incentiva check-up para homens

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece check-up gratuito para homens com idade a partir de 50 anos no decorrer do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de próstata.


O programa “Filho que ama leva o pai ao AME” funciona desde março de 2014 e atende todo o estado. A consulta pode ser agendada pelo 0800-779-0000.


Nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), são oferecidos durante todo o ano, aos sábados, exames preventivos visando rastrear ativamente o câncer de próstata e ressaltar a importância da detecção precoce da doença, bem como a oportunidade de os filhos acompanharem seus pais no check-up.


O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem para avaliação do peso, altura e risco cardíaco, e realização de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.


No sábado seguinte, é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista para avaliação dos exames. Em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado para mais procedimentos, com acompanhamento e tratamento.


O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e Socesp (Sociedade Brasileira de Clínica Médica).


Desde julho deste ano, o serviço também está disponível pelo app e site do Poupatempo, que irá direcionar as ligações para o telefone 0800-779-0000.


A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, também promove ações do Novembro Azul. Uma exposição informativa ocupará, até o dia 29 de novembro, as estações Sé, do Metrô, Palmeiras-Barra Funda, da CPTM, e Terminal Metropolitano Diadema, da EMTU.


Este ano, a campanha tem como tema central “Saúde do Homem, Cada Passo Conta”, que mostra como os homens podem sair do labirinto da dúvida com informação e cuidado. A mensagem da campanha é destacada nos cartazes que mostram a jornada do paciente em dez passos, ilustrando de forma educativa desde a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, até a reabilitação e cuidados paliativos do câncer de próstata, assim como a questão do acesso à saúde.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 14 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top