Saúde

Nutricionista do São Cristóvão Saúde dá dicas para curtir o Carnaval e se recuperar após a folia

nutrição são cristovão

A especialista fala sobre o que comer e beber para curtir a festa, além de
indicar receita de suco energético e dar dicas de como amenizar os efeitos
da bebedeira

O Carnaval, época tão festiva e esperada pelos brasileiros, tem começado cada vez mais cedo e atraído muitas pessoas nos bloquinhos de rua, shows e trios elétricos. Para aguentar essa jornada carnavalesca intensa, a supervisora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, dá dicas para os foliões terem energia durante o Carnaval e se recuperarem depois.

Para curtir o Carnaval bem, o segredo é ingerir alimentos estratégicos, que dão energia, nutrem e não sejam “pesados”. “Sugiro optar por alimentos como a banana, que possui diferentes tipos de açúcares, além de vitaminas e minerais que reduzem o estresse e otimizam a força muscular. Outra opção são os cereais integrais cuja combinação de carboidratos e micronutrientes aumentam o poder energético, e a maçã, devido a sua quantidade de ácido málico, substância conhecida por aumentar a energia e utilizada no tratamento de doenças como a fadiga crônica.

Além disso, deve-se incluir no café da manhã boas fontes de carboidratos que fornecem glicose, como o mel e pães. No caso dos pães, prefira os integrais, pois o acréscimo de fibras acarreta diversos outros benefícios ao organismo, como aumento da sensação de saciedade e regulação do intestino. Uma opção boa e prática também é o açaí, um poderoso energético que pode ser consumido na forma natural, em sucos ou vitaminas.”, disse a nutricionista.

Veja abaixo uma receita de suco energético para o Carnaval:

Suco de frutas com guaraná

Ingredientes:

  • ½ xícara de morangos lavados e picados;
  • ½ xícara de kiwi picado
  • 5 colheres de polpa de açaí
  • 1 colher de sopa de xarope de guaraná
  • 200ml de água gelada
  • Mel para adoçar

Preparo: Bater todos os ingredientes e adoçar a gosto com mel.

Segundo Cintya Bassi, é comum as pessoas comerem pouco antes de beber, por isso, para diminuir a sensação de mal-estar, é preciso repor energia com alimentos leves e de fácil absorção e evitar o consumo de alimento gordurosos e o excesso de cafeína, para não sobrecarregar o estômago e o fígado. “Inclua frutas e carboidratos de boa qualidade, como pães, barras de cereal, massas integrais e não descuide da hidratação, que deve ser reforçada, pois uma das consequências do exagero na bebida é a desidratação.Por isso, além de muita água, recomenda-se o consumo de água de coco, que fornece líquido e auxilia na reposição de minerais.”

Após dias e dias de festa vem a exaustão, então deve-se apostar em alimentos com propriedades que agem especialmente no fígado e intestino, órgãos responsáveis pela metabolização de até 80% dos nutrientes e toxinas. “Alguns exemplos são os cereais integrais que são fonte de carboidratos não digeridos pelo organismo e que auxiliam o seu bom funcionamento, especialmente na limpeza e regulação do intestino, como sementes de abóbora, chia e linhaça, que possuem fibras e auxiliam na limpeza e regulação do intestino.

Outra opção são as frutas, como melancia, que é refrescante, diurética e auxilia na limpeza do organismo. O abacaxi também é recomendado, pois ajuda na eliminação de impurezas e no fortalecimento do sistema imunológico. O gengibre, por sua vez, melhora a digestão e o fortalecimento do sistema imunológico, e a couve auxilia na produção de enzimas e ajuda na eliminação de toxinas. Os ovos, devido a cisteína, ajudam a reverter o processo de intoxicação causado pelo álcool e os chás naturais, como hibisco ou verde, podem auxiliar na eliminação de toxinas e na limpeza do organismo.”, disse a nutricionista.

Para finalizar, Cintya Bassi reforça que o principal é se hidratar. “A recomendação é evitar situações como desidratação, infecção intestinal e ressaca. Consumam bastante água, água de coco, chás gelados e sucos naturais. Também é importante observar a higiene dos locais em que serão feitas as refeições, optando por alimentos leves, não beber com o estômago vazio e evitar os exageros”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 9 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top