Notícias

Parques de São Paulo ganham novos pontos públicos de Coleta de Lixo Eletrônico

Daniel Guimarães/A2Comunicação

Parques Trianon, Mário Covas e Povo inauguram pontos públicos de coleta de e-lixo. Iniciativa pioneira no país é resultado da parceria entre o Movimento Greenk, Principado de Mônaco e a Prefeitura de São Paulo


Na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a cidade de São Paulo ganhou três novos pontos públicos de coleta de lixo eletrônico nos parques Trianon e Mário Covas, na região da Paulista, e no Parque do Povo, na Vila Olímpia, zona sul da cidade. As instalações são resultado de iniciativa conjunta do Movimento Greenk (criado para conscientizar e mobilizar a sociedade para o descarte correto do lixo eletrônico), o Principado de Mônaco e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e prevê, ainda, a inauguração de mais 11 pontos públicos de coleta até o final deste mês, sem nenhum custo para a cidade. 

Agora, estes três parques se juntam ao Parque do Ibirapuera, que recebeu o primeiro coletor público da cidade em maio deste ano. Com menos de um mês, o coletor do Ibirapuera precisou ser esvaziado duas vezes, surpreendendo até mesmo os próprios idealizadores da ação. “Sabíamos da necessidade da população mas estimamos, juntamente com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, uma retirada inicial a cada 30 ou 45 dias. Para nossa surpresa, em menos de um mês já realizamos duas retiradas, o que significa que sociedade já abraçou a ideia do descarte correto do e-lixo”, comemora Fernando Perfeito, do Movimento Greenk.

“Os primeiros resultados desta iniciativa apontam que estamos diante de um ‘case’ de educação ambiental. Tenho certeza que os novos coletores inaugurados, e os próximos que ainda vamos instalar, vão ajudar a difundir ainda mais a prática do descarte correto do lixo eletrônico por toda a cidade”, destacou o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro. 

Gisele Abrahão, Diretora da GVA, empresa de comunicação e marketing do Escritório de Turismo de Mônaco no Brasil, também comemorou os primeiros resultados: “O Principado de Mônaco, que tem se engajado em causas sustentáveis que realmente fazem a diferença no mundo, abraçou esta ideia desde o início. Estamos muito felizes com o retorno inicial e esperamos que, com as próximas inaugurações, as pessoas de todas as regiões da cidade também façam seus descartes”.

Descarte correto e inclusão digital

Todo o lixo eletrônico descartado nos coletores – computadores (notebooks e CPUs), impressoras, celulares, tablets, monitores, acessórios, cabos e equipamentos eletroeletrônicos de pequeno porte – será recolhido e transportado por empresas certificadas e homologadas pela GREEN Eletron, entidade fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para promover a Economia Circular dos eletrônicos no Brasil.

Depois disto, haverá uma triagem e tudo o que estiver ainda em condições de uso será encaminhado aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), do projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Nos CRCs, os equipamentos serão remanufaturados e doados para escolas públicas promovendo a inclusão digital. Já os produtos e peças que estiverem fora de uso seguirão para empresa ambiental certificada, que irá desmontá-los para que os diferentes materiais sejam reinseridos na cadeia produtiva como matéria-prima.

O coletor de e-lixo foi desenvolvido pelo Movimento Greenk conjuntamente com a GREEN Eletron, através do aprimoramento das experiências anteriores da instituição, com um design mais compacto e atraente. “Esperamos com esta parceria estimular a instalação de mais pontos de coleta não só no estado de São Paulo mas por todo o Brasil”, ressaltou Ademir Brescansin, Gerente de Sustentabilidade e representante da GREEN Eletron.

Todo este esforço é um primeiro passo para mudar a realidade do descarte correto de eletrônicos no país. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o sétimo maior produtor de e-lixo do mundo e segundo nas Américas, com 1,5 milhão de toneladas/ano. Deste montante, apenas 3% são descartados corretamente.

 

Pontos de coleta
O Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o Movimento Greenk e o Principado de Mônaco prevê a implantação e operação de pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade de São Paulo por um ano. Confira a relação dos demais parques e locais que receberão os pontos públicos de coleta:

Sede da Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15 – Centro
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – Rua do Paraíso, 387 – Paraíso
Parque Buenos Aires – Av Angélica, 1.500
 – Higienópolis
Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119
 – Aclimação
Parque Burle Marx – Av. Dona Helena P. de Moraes, 200 – Parque do Morumbi
Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515
 – Tatuapé
Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga
Parque do Cordeiro Martin Luther King – Rua Breves, 968
 – Chácara Monte Alegra
Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n – Jabaquara
Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Parque Vila Guilherme /Trote – Rua São Quirino, 905 – Vila Guilherme

Localização dos parques no Google Maps, clique aqui.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 4 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top