Notícias

Prefeitura entrega óculos que transforma textos em áudio

Posted on

O aparelho transforma conteúdos de qualquer superfície em áudio, além de fotografar e escanear imagens

O prefeito Bruno Covas entregou na última segunda-feira (27), um par de óculos escâner para a Biblioteca Prestes Maia, que funciona no Centro Cultural Santo Amaro, na Zona Sul da capital. O aparelho transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio, além de fotografar e escanear páginas e imagens. Os óculos Orcam MyEye, distribuídos pela Mais Autonomia Tecnologia, podem ser usados em livros, jornais e revistas. Segundo o diretor da Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, Doron Sadka, o aparelho fotografa a página de um livro, uma placa de sinalização e qualquer texto a frente da pessoa. “O Orcam MyEye é uma tecnologia israelense assistiva para pessoas com deficiência visual, seja total ou com baixa visão, ou dislexia, DTHA e pessoas com déficit de leitura”, afirma. “Ele fotografa, escaneia e, instantaneamente, começa uma leitura por áudio, dessa maneira, a pessoa com deficiência visual e outras dificuldades de leitura tem  acesso a qualquer texto escrito em qualquer superfície”, destaca. A Prefeitura adquiriu 15 unidades do aparelho, que estão sendo distribuídas nas bibliotecas. A expectativa é que, até o final de 2020, as 54 bibliotecas municipais tenham, pelo menos, um par de óculos, fazendo com que os livros do acervo fiquem à disposição do leitor com deficiência visual, além do acervo em Braille e audiolivros já existentes. As bibliotecas do município possuem mais de 5 milhões de livros em seu acervo.

Gibizão

Na ocasião, a Biblioteca Prestes Maia receberá a doação de um exemplar da publicação Turma da Mônica – O maior gibi do mundo, autografado por Maurício de Souza, como reconhecimento pelo trabalho de incentivo à leitura realizado pela Prefeitura.

Gibizão produzido pela Turma da Mônica (Foto: Leon Rodrigues/SECOM)

O livro entrou para o Guinness World Records durante a 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no início deste mês, devido ao seu tamanho: tem um metro de comprimento por 70 centímetrosde largura. Publicado pela Editora Panini e pela Mauricio de Sousa Produções, a obra conta com seis histórias, distribuídas em 16 páginas.

Escola de Dança

A partir de setembro, o Centro Cultural Santo Amaro também sediará uma unidade da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo. O objetivo é que os cursos livres da instituição cheguem até outros pontos da cidade, permitindo que alunos atuais e moradores da Zona Sul não precisem atravessar a cidade para usufruir das aulas de dança. Serviço: Centro Cultural Santo Amaro – Avenida João Dias, 822, Santo Amaro. Zona Sul. Tel.: (11) 5687-0513.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 12 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile