Notícias

Prefeitura renova acordo para segurança global no trânsito

Diretora da Bloomberg Philantropies, Kelly Larson, e parceiros da iniciativa participaram do encontro para discutir ações que reduzam lesões e mortes no trânsito

Na última segunda-feira (30), o prefeito João Doria recebeu em seu gabinete os representantes da Bloomberg Philantropies. Durante a reunião, a Prefeitura renovou o acordo firmado desde 2015 para a Segurança Global no Trânsito, que contempla a implantação de intervenções de segurança viária, com o objetivo de reduzir lesões e mortes no trânsito.

“Acreditamos que esta parceria será muito útil para a cidade de São Paulo, que tem grandes desafios na área de transportes. Com a expertise trazida pela Bloomberg Philantropies e os outros parceiros da iniciativa será possível darmos um senso de urgência ao assunto para atender às necessidades da população”, declarou o prefeito João Dória, que ressaltou a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Nos próximos dias serão realizadas reuniões técnicas com as secretarias envolvidas e os parceiros com o objetivo de alinhar as próximas ações na cidade. Segundo o secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda, a parceria permitirá identificar os principais fatores de risco no trânsito e atacá-los com inteligência, educação, engenharia e fiscalização. “Com esse apoio, vamos ganhar tempo na criação de uma cidade mais segura e amistosa”, disse.  

Além da capital paulista, a Iniciativa atua em Fortaleza (CE), Bogotá (Colômbia), Acra (Gana); Adis Abeba (Etiópia), Bandung (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh (Vietnã), Mumbai (Índia) e Xangai (China). Os projetos têm o objetivo de ajudar as cidades parceiras a desenvolverem e implementarem campanhas de massa de mudança de comportamento para promover um trânsito mais seguro e em conformidade com as regulamentações vigentes; melhorar a fiscalização; promover o desenho urbano para tornar as ruas mais seguras; melhorar a coleta de dados e o monitoramento dos usuários; e aumentar a sinergia entre todos os atores envolvidos para reduzir os acidentes, lesões e mortes no trânsito.

Em São Paulo, a equipe da Iniciativa Bloomberg fica alocada e realiza as atividades de dados com recursos do MobiLab, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) que busca o desenvolvimento de soluções para a melhoria da gestão do transporte, do trânsito e da mobilidade urbana na cidade, orientado pelas premissas que caracterizam uma experiência concreta de governo aberto: inovação, transparência e participação da sociedade civil.

Também participaram do encontro Kelly Larson (diretora da Bloomberg Philantropies), os secretários municipais Bruno Covas (Prefeituras Regionais e vice-prefeito), Daniel Annenberg (Inovação e Tecnologia), Fábio Santos (Comunicação), Júlio Serson (Relações Internacionais), José Carlos Nunes Martinelli (presidente da SPTrans), João Octaviano Machado Neto (presidente da CET), além de representantes dos outros parceiros: GRSP (Global Road Safety Partnership), IACP (International Association of Chiefs of Police), NACTO-GDCI (National Association of City Transportation Officials – Global Designing Cities Initiative), WRI Brasil Cidades Sustentáveis, iRAP, Vital Strategies, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, e Banco Mundial.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 3 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top