Saúde

Pró-Sangue precisa de sangue do tipo O com urgência

Posted on

Alexandre Carvalho/A2img

A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, precisa urgentemente de doadores. Atualmente o estoque de sangue dos tipos O+, O-, A- e B- encontra-se em situação de emergência, garantindo o abastecimento dos hospitais por menos de um dia.

Já faz um bom tempo que as reservas operam em condições de escassez, e a Pró-Sangue está com dificuldade para reverter o cenário de criticidade. Se o número de doações não aumentar, pode haver risco de desabastecimento, comprometendo o tratamento de pacientes internados ou que dependem regularmente de transfusão.

queda acentuada dos estoques se deve em parte ao período de férias, quando as pessoas viajam e deixam a doação de sangue em segundo plano. Além disso, temos o surto de Influenza e o aumento dos casos de Covid pela variante Ômicron, que acabam afastando os candidatos das unidades de coleta.

Ainda há muitas vagas em aberto no sistema de agendamento da Pró-Sangue, que pode ser acessado pelo site www.prosangue.sp.gov.br. Os doadores de sangue que forem ao posto Clínicas devem ficar atentos. A partir de 17 de janeiro, a unidade passará por reforma de melhorias, com previsão de 120 dias de vigência.

Como fica o serviço

O projeto de reforma do posto Clínicas não impactará as áreas do processamento, estoque, ambulatório de doadores e aférese, cuja operação segue normalmente. Nesse sentido, os doadores de plaquetas poderão continuar fazendo suas doações na unidade durante o período vigente da reforma.

Para os doadores de sangue total que costumam doar no posto Clínicas, a Pró-Sangue disponibilizará uma unidade de coleta externa na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, que fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 419, bem pertinho do Metrô Clínicas. O serviço ficará ativo de 17 de janeiro a 24 de fevereiro. Mas é importante destacar que serão atendidos apenas os candidatos que tiverem feito o agendamento online da sua doação.

A partir desse período, a Pró-Sangue sugere outros locais para doação. O posto Dante Pazzanese, por exemplo, é uma boa opção. Além de estar mais próximo do HC, a unidade terá seu horário de atendimento expandido, passando a funcionar de segunda a sábado, nos períodos da manhã e da tarde. O posto Mandaqui também terá sua rotina alterada, com ampliação do horário de atendimento. O passará a operar também aos sábados, até as 16h00.

Requisitos

Além de fazer seu agendamento pelo site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br), o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus está incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados (no site da Pró-Sangue é possível obter mais informações).

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, confira os pré-requisitos básicos à doação, para que você não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. E não deixe de conferir o horário de atendimento dos postos.

Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800). A doação de sangue continua sendo segura e medidas cautelares estão sendo adotadas nos postos de coleta, de modo a preservar os candidatos e os colaboradores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 8 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile