Notícias

Projeto obriga prefeitura a instalar semáforos que usem energia solar

Se aprovado, o Projeto de Lei (PL) 304/2014 vai obrigar a prefeitura a trocar os gradualmente os semáforos do município, instalando equipamentos alimentados com energia solar. Em tramitação na Câmara Municipal desde junho, a proposta é de autoria do vereador Eduardo Tuma (PSDB).
Embora não estipule um prazo para a troca, o texto determina que todos os semáforos instalados ou trocados a partir da sanção do projeto utilizem energia solar. Ficaria a cargo do Executivo elaborar um cronograma para a substituição.
Na justificativa do projeto, Tuma argumenta que as condições do país são extremamente propícias para a utilização desse tipo de tecnologia.
“Países como os Estados Unidos e alguns europeus, com menor incidência de luz solar, estão mais avançados do que nós. Na China 80% do aquecimento de água é feito através de energia solar – a cidade de Rizhao, com cerca de 3 milhões de habitantes, tem aquecedores solares em 99% das casas. Lá os sinais de trânsito têm células fotovoltaicas”, informa o tucano.
“As vantagens da energia solar ficam evidentes quando os custos ambientais de extração, geração, transmissão, distribuição e uso final de fontes fósseis de energia são comparados à geração por fontes renováveis, como elas são classificadas”, completa o parlamentar no texto.
O projeto ainda precisa passar pela avaliação das comissões de mérito antes de ter condições de ser votado em plenário.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 7 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top