Anuncie

Projetos avaliam onde poderá ser a futura estação Paes de Barros do Metrô na Mooca

Posted on

A Avenida Paes de Barros é uma via importante na Mooca, que faz a ligação do bairro com a Vila Prudente. Na região da chamada Mooca Alta é esperada uma estação de Metrô na futura Linha 16-Violeta, que vai promover a ligação da Cidade Tiradentes até a estação Oscar Freire.

De acordo com o projeto diretriz publicado no site da operadora, anteriormente o futuro ponto de embarque estava previsto entre a avenida de mesmo nome e a rua Madre de Deus, na quadra entre as ruas Guaimbé e Visconde de Inhomerim. Nesta posição, a estação estava localizada a 80 m da parada de ônibus do corredor Paes de Barros, sentido centro, e a 160 m da parada, sentido bairro. Além disso, foi identificado um lançamento imobiliário na área indicada para desapropriação.

Como metade da demanda da estação é de integração com ônibus, os projetistas da empresa escolheram por transferir o corpo da estação para a Rua Guaimbé, de maneira a aproximá-la das paradas de ônibus. Nesta posição é possível estudar a integração diretamente pelo canteiro central, caso o corredor de ônibus seja modernizado:

O ponto de embarque conta com seu entorno com predominância de usos mistos, residenciais horizontais e uma grande incidência de usos residenciais verticalizados, mostrando uma tendência crescente do mercado imobiliário na região.

A estação deve ter uma demanda diária estimada de 21.150 passageiros, sendo 756 embarques e 4.068 desembarques na hora pico da manhã. Suas funções principais são o atendimento ao público do bairro e ao passageiros das linhas de ônibus que passam no corredor da avenida Paes de Barros. A projeção de demanda por modo indica que cerca de metade das entradas será de lindeiros e metade proveniente do modo ônibus.

O trecho do túnel em que estará localizada a futura estação Paes de Barros conta com quatro vias, sendo duas para a plataforma e duas para serviço. Haverá plataformas sobrepostas dentro do túnel construído por TBM4, também conhecido como supertatusão.

As plataformas inferiores estão a cerca de 44 metros de profundidade em relação à superfície. Esta profundidade juntamente com a baixa demanda prevista levou à escolha de elevadores de alta capacidade para fazer a comunicação do nível da linha de bloqueios com as plataformas.Serão necessários 8 elevadores com capacidade para 40 passageiros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 12 + 9 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile