Comunidade

Saiba identificar se o seu cãozinho está doente

Os donos de cães – principalmente os mais novatos – podem se sentir inseguros ao terem que identificar se o seu animalzinho está doente. Nem sempre os sintomas de um problema de saúde são visíveis, e nem toda mudança de comportamento é indício de doença. Para não haver confusão, a dica dos médicos é ficar atento à frequência dos sintomas.
Coceira e perda de pelo, por exemplo, não são sinais obrigatórios de presença de pulgas ou de distúrbios hormonais. Assim como humanos perdem cabelo no dia a dia, o mesmo ocorre com os cães.
Por outro lado, falta de apetite e desânimo são indícios clássicos de algum desconforto físico nos peludos. Outra boa dica de especialistas é observar se o cachorro está urinando e fazendo as fezes no mesmo local em que costuma dormir e comer. Esse comportamento é avesso à lógica do animal, podendo significar que o cão está com dificuldades de locomoção.
Tanto em seres humanos quanto em animais, o organismo pode expulsar substâncias que podem fazer mal. Portanto, quando o peludo vomitar ou tiver diarreia, a maneira correta de diferenciar uma reação natural de uma enfermidade é controlar a frequência e presença de sangue. Esse pode ser um quadro de problemas gastrointestinais ou hepáticos, por exemplo.

Atenção aos filhotes!
Caso tenha filhotes em casa, os cuidados precisam ser redobrados. Sintomas como desidratação, hipotermia (temperatura abaixo do patamar natural do corpo) e hipoglicemia (nível de glicose abaixo do normal) podem levar o bichinho à morte. Portanto, é preciso um controle rígido da alimentação dos peludinhos e acompanhamento veterinário constante até que eles cheguem à vida adulta.

Conheça bem a saúde de seu pet
O clássico “prevenir é melhor que remediar” deve ser levado a sério pelos donos. Cumprir rigorosamente o ritual de levar o bichinho ao médico periodicamente é a melhor maneira de monitorar a saúde do animal.
Filhotes de até um ano geralmente precisam ir à clínica uma vez por mês. Na vida adulta, essa frequência é reduzida. Dependendo do perfil do cão, as idas ao veterinário podem variar de seis meses em seis meses a uma vez por ano. No entanto, quando o peludo começa a dar os primeiros sinais de velhice, lá pelos 7 anos de idade, a assiduidade deve voltar a aumentar.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 12 + 3 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top