Página Inicial

Saldo e recarga do Bilhete Único poderá ser realizado pela internet e aplicativo

Posted on

Os paulistanos poderão consultar o saldo do Bilhete Único pela internet. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 0773/2013, de autoria dos vereadores Mário Covas Neto e Pr. Edemilson Chaves, já foi aprovado na Câmara e promulgado pelo Executivo.

O objetivo da medida é a facilidade e a praticidade, já que a internet possui um alto alcance entre os paulistanos e a consulta do saldo do Bilhete Único por meio dela evitaria formação de longas filas nos validadores eletrônicos.

Segundo o projeto, para consultar o saldo do cartão, o usuário precisará informar o número do cartão e ele terá acesso ao histórico de utilização do Bilhete Único, que é utilizado nos ônibus, micro-ônibus, metrô e nos trens da CPTM.

O novo sistema faz com que o celular seja um posto de recarga portátil, que se junta a uma rede de 10 mil postos disponíveis aos usuários, com a vantagem que ele pode ser levado para qualquer lugar. Inicialmente, até 2,5 milhões de pessoas que utilizam o Vale-Transporte na cidade podem se beneficiar com o lançamento do aplicativo.

Os estudantes e usuários de crédito do tipo comum, incluindo aqueles que preferem a política de tempo (Mensal, Semanal e Diário) também poderão utilizar o aplicativo, bastando adquirir seus créditos pela internet, na Loja Virtual da SPTrans ou da rede credenciada, neste caso, a Ponto Certo.

O aplicativo está disponível, inicialmente, na Google Play.

  • Aplicativo

No momento, só existe um aplicativo oficial para tais fins, que foi desenvolvido pela Rede Ponto Certo, mas outras empresas credenciadas também poderão desenvolver. Para utilizar a novidade é preciso baixar o aplicativo em seu celular que deverá ser equipado com sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade, em português) e preencher um cadastro com o CPF e-mail, número do cartão e senha.

  • Consulta de saldo

Será necessário colocar o cartão próximo ao celular para que ele o reconheça. O saldo disponível será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar seu bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do Vale-Transporte.

  • Compra de crédito

Para fazer a recarga do cartão, é necessário fazer uma compra de créditos na internet. Já o Vale Transporte é comprado pelos empregadores, em benefício de seus funcionários. Os créditos ficam disponíveis para carregar os cartões, o que pode ser feito em qualquer um dos 10 mil pontos de recarga e, a partir de agora, também no celular com o aplicativo instalado. O aplicativo permite comprar créditos na hora, por meio de um cartão de débito bancário, e já recarregar o cartão com o celular.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 3 + 12 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile