Cultura e Lazer

Teatro Arthur Azevedo recebe o espetáculo Vitória Régia nesta sexta-feira (24)

Paulo Barbuto

A lenda que trata do universo feminino e do amor é retratada de forma contemporânea e poética, proporcionando um mergulho nessa história, tendo como cenário um imenso espelho d’agua, projeções e efeito de chuva no palco

Na próxima sexta-feira (24), o Teatro Arthur Azevedo recebe o espetáculo Vitória Régia, se estendendo até o dia 9 de setembro, de sexta e sábado às 21h e domingo às 19h.

Com o intuito de resgatar a cultura milenar de se contar uma bela história de diversas maneiras, a Cia K traz uma lenda brasileira indígena de origem tupi-guarani para os dias de hoje com a junção de diferentes linguagens artísticas como, teatro físico, dança, circo, música e multimídia.

O espetáculo inspira-se na lenda da Vitória Régia que conta a história de Naiá, uma Índia, uma deusa, que se apaixona por Jaci, a lua. Um amor impossível que faz com que ela se transforme e mergulhe em águas profundas. Esse mito traz à tona, de maneira poética, um momento muito importante no universo feminino quando para se tornar mulher ela precisa fazer uma travessia, precisa entregar a sua juventude, como se deixasse o reino do submundo, para alcançar um novo universo. Uma maturidade, um processo que se constrói e reconstrói ao longo da vida, no qual ela pode morrer para alcançar o seu amor e quem sabe, se tornar estrela.

O espetáculo apropria-se do mito para representar situações vividas por diversas gerações e sentimentos como paixão, ilusão, autoconhecimento, busca de um sentido para a existência, conectando-se com as pessoas da plateia em torno dessa bela história de amor.

Kiko Caldas, diretor artístico da Cia K assina a direção do espetáculo e conta que a encenação utiliza diversos recursos cênicos para compor a atmosfera do espetáculo como um enorme espelho d’água, efeitos de chuva, danças aéreas, jogos de luzes, imagens projetadas e uma trilha sonora composta especialmente para o espetáculo.

Ficha técnica Vitória Régia

  • Concepção: Kiko Caldas
  • Direção: Kiko Caldas e Cinthia Beranek
  • Coreografia: Cinthia Beranek
  • Direção de arte e figurinos: Daniela Garcia
  • Light Design: Marisa Bentivegna
  • Vídeos: Samir El Shaer e Veridiana Raviza
  • Trilha Sonora: Samir El Shaer, Lucas Vargas e Sandami
  • Cenografia: Cia. K
  • Produção: Carrapeta Produções – Carol Santiago e Silvia Lopes
  • Produção Executiva Cia. K: Nayara Dias
  • Pintura de arte/tatoo: Marcelinho Arte
  • Costureira: Costurando
  • Fotografia: Paulo Barbuto
  • Assessoria de imprensa: ATTi Comunicação e Ideias
  • Mídias Sociais: Renato de Giorgio
  • Técnicos de palco e aéreos: Edilson Junior e Vagner Junqueira
  • Elenco: Iara Gueller, Ieda Cruz,  Kiki Milani, Kiko Caldas, Margreet Nuijten e Natalia Furlan.

Sobre a Cia K

Criada e dirigida por um dos pioneiros em São Paulo e no Brasil a realizar espetáculos de Circo Contemporâneo, Kiko Caldas, que alia apresentações virtuoses corporais, acrobáticas e aéreas com outras linguagens como teatro físico, dança, música e multimídia. Kiko Caldas tem 30 anos de experiência no mercado artístico foi um dos fundadores do Acrobático Fratelli e da Fractons.

A companhia conta com estrutura e equipe altamente especializada de artistas, técnicos, organizadores e administradores e tem no currículo a realização de inúmeros espetáculos pelo Brasil e América Latina, sempre se destacando pela qualidade e inovação técnica e artística. Já se apresentou nos principais eventos do país como, “Jogos Olímpicos’, “Virada Cultural”, “Carnaval do Recife”, “SESCS” e em eventos internacionais como, “Festival Mundial de Circo no México”, etc.

Serviço da Temporada Vitória Régia no Arthur Azevedo

Data: De 24/08 a 09/09
Local: Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo

Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Mooca, São Paulo 
Horário: Sexta e sábado às 21h e domingo às 19hIngressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia)

Classificação indicativa: Livre 
Capacidade do teatro: 250 pessoas

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 10 + 4 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top