Nacional

Tornado causa destruição e deixa quatro mortos no interior de SP

23set2013---tornado-registrado-na-tarde-de-domingo-22-na-cidade-de-taquarituba-a-320-km-de-sao-paulo-causou-mortes-e-destruicao-alem-de-provocar-o-corte-dos-servicos-de-eletricidade-e-de-telefonia-1379946078060_Taquarituba 3Um tornado deixou quatro mortos e cerca de 70 feridos neste domingo (22) em Taquarituba (328 km a oeste de São Paulo).

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Avaré, o fenômeno ocorreu por volta das 14h30, durou cerca de cinco minutos e foi considerado um pequeno tornado.

Em um levantamento prévio, a corporação verificou que cerca de 250 casas e estabelecimentos comerciais na cidade tinham sido parcialmente destruídos. O vento derrubou árvores, postes e até silos agrícolas.

Fotos e vídeos publicados em redes sociais mostram que a cobertura do terminal rodoviário de Taquarituba foi arrancada pelo vento. A estrutura de um posto de gasolina localizado no distrito industrial da cidade também desabou.

Entre os mortos estão o motorista de um ônibus que tombou com o vento enquanto trafegava pela rodovia João Melão (SP-255) e um jovem que estava no ginásio poliesportivo da cidade. A cobertura da quadra veio abaixo durante a tempestade.

Os bombeiros de Avaré chegaram ao local por volta das 16h –o quartel fica a 80 km do centro de Taquarituba. As vítimas foram socorridas por ambulâncias da região e levadas para a Santa Casa do município.

Torres de energia e de telefonia foram derrubadas e parte da cidade permanecia sem luz na noite de domingo. De acordo com os bombeiros, a prefeitura está fazendo o levantamento do número de desabrigados na cidade.

REDEMOINHO

O evento extremo, um redemoinho que se forma e suga para o alto tudo o que encontra pela frente, ocorreu às 15h45, segundo registros da Defesa Civil do Estado.

Desde sexta-feira, a Somar Meteorologia previa que fortes tempestades atingiriam a parte sul de São Paulo.

A chance de um tornado ocorrer aumenta bastante quando uma frente fria chega, fato que ocorreu ontem.

A diferença de temperatura entre o ar frio em deslocamento e o ar quente pode formar a coluna de vento.

Nenhuma estação meteorológica da área conseguiu aferir a velocidade do vento, segundo os meteorologistas da Somar. Mas ela pode ter passado dos 200 km/h.

Os tornados costumam durar poucos minutos. Atingem a largura de um a dois quarteirões, mas podem deslocar-se pelo terreno, o que aumenta seu poder de destruição.

Apesar de ser um assunto controverso no meio científico, estudos recentes mostram que a incidência de tornados em algumas áreas do Brasil, caso do interior de São Paulo, tem sido frequente.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 9 + 4 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top