Dicas

Três resoluções para um 2015 empreendedor

Listas ajudam a lembrar. Facilitam a organização. Muitos autores que sugerem dicas de como ser uma pessoa mais criativa ou produtiva incluem “fazer listas” como uma boa prática.  Listas curtas são ainda mais objetivas e podem ser úteis para quem quer empreender ou inovar (já que o inovador é aquele mantém acessa a chama empreendedora e a vontade de fazer mais, de fazer diferente) nessa passagem de ano – época em que sempre é válido renovar compromissos, assumir resoluções e implementar mudanças. Por isso decidi sintetizar minhas sugestões para um 2015 empreendedor em três pontos:

1. Persiga seu propósito – Caso você ainda não saiba qual é seu propósito, então descubra qual é ele. Depois disso, persiga-o com faca nos dentes. Todos os dias. Coloque seus esforços sempre em direção àquilo que lhe move, pois mesmo que tudo dê errado, você terá avançado – ou aprendido.  Ter e perseguir um propósito faz com que o fardo seja mais leve – e o resultado mais compensador.

2. Prototipe – Experimente. Faça. Não apenas sonhe, não apenas deseje, não apenas planeje. Realize. Mesmo que seja de uma forma “improvisada” ou “incompleta”. Mas execute. Tenha algo tangível para avaliar e testar. Quer estudar inglês? Já assista um filme sem legenda. Quer voltar a praticar exercício? Faça uma caminhada. Quer abrir uma padaria? Teste uma receita de pão. Quer fazer MBA? Comece assistindo um TED por dia. Mas não fique só no “eu gostaria”, tenha coragem de fazer algo que já seja uma experiência, para reunir conhecimento e validar suas hipóteses.

3. Aproveite o caminho – Os americanos diriam: “enjoy the ride”. Ou seja, desfrute a estrada. O número de imprevistos pela frente é incalculável. Todo planejamento vale como exercício de preparação, pois de fato, mesmo, o que vai acontecer, ninguém sabe. Muito pode sair diferente. Mudanças, fatos inesperados, doenças, prêmios, convites, propostas vão surgir e você precisa lembrar que não há o pote de ouro no final do arco-íris. Não se submeta a algo que considera injusto ou inapropriado pela promessa futura de que tudo um dia pode ser diferente. Lembre que mais importante que o destino, é a caminho. Faça com que todo o dia valha a pena – todos os dias.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 14 + 4 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top