Avisos

Zona Leste terá seu primeiro túnel exclusivo para ônibus

Posted on

A Prefeitura de São Paulo apresentou na tarde desta sexta-feira (17) o projeto do primeiro túnel exclusivo para ônibus da cidade, que ligará o Terminal Parque Dom Pedro, passando pelo viaduto Antonio Nakashima, à avenida Alcântara Machado, na zona leste.
O túnel, que terá quase 800 metros de extensão, integra as obras de construção do corredor de ônibus Radial Leste 1, previsto para ter um total de 12 quilômetros e investimentos de R$ 455 milhões.
O túnel está projetado para ser iniciado ao lado do Terminal Parque Dom Pedro, na região da avenida do Estado, passando próximo à estação Dom Pedro da Linha-3 Vermelha, utilizando como caminho uma plataforma subterrânea do Metrô que não era utilizada. O empreendimento conta com duas faixas em dois sentidos, além de um rolamento de segurança, caso algum ônibus apresente falhas, com o objetivo de não prejudicar o tráfego.
Em comparação com o acesso atual dos ônibus que saem ou chegam ao Parque Dom Pedro para a Radial Leste, o túnel proporcionará uma economia superior a 20 minutos.
O Corredor Radial Leste 1, que irá da região do Parque Dom Pedro até a estação Vila Matilde da Linha-3 Vermelha, contará com piso rígido, cobrança de tarifa desembarcada e faixa de ultrapassagem nas 13 paradas em sua extensão, que terão ligação com o sistema ferroviário. O corredor deverá beneficiar 220 mil pessoas por dia.
A zona leste ainda terá mais três obras de corredores, o Radial Leste 2 com cinco quilômetros, o Leste-Itaquera com 14 quilômetros e o Aricanduva com mais 14 quilômetros, além da ampliação do Terminal Itaquera, que também está sendo modernizado com recursos do PAC.

1 Comment

  1. kiyoshi

    2 de maio de 2015 at 23:03

    Pura burrice.
    Os ônibus irão trafegar num corredor paralelo ao metrô, trem da CPTM.
    Qual a lógica desse corredor ao lado de dois meios de transporte mais eficiente? ??
    Arrancaram todas as arvores no canteiro centralda Radial Leste para nada?
    Em vez desse corredor poderiam fazer mais uma merda de ciclovia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 6 + 4 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile