Tecnologia
Detran-SP utiliza software para prevenir fraudes na emissão de CNH
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) celebra mais de seis meses sem registros de fraudes no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A evolução é resultado da implantação de um software seguro e de fácil manuseio usado, por meio de tablets, durante a avaliação das provas práticas de direção em todo o Estado.
Introduzido no meio do ano passado, o novo sistema não apenas agiliza o processo de emissão da CNH digital para 24 horas, mas também fortalece a confiabilidade e transparência em todas as etapas do processo.
A partir da implantação, o número de exames práticos realizados com tablets subiu para 941.436 até o término de janeiro em todo o Estado. Nos últimos 30 dias, o percentual atingiu a marca de 98,28% com o novo suporte eletrônico. O total de aprovados por meio da atual tecnologia com a utilização de prova eletrônica é de 617.269, uma média de 65,25%.
O tablet, aliado ao software, só permite a realização das provas práticas após uma série de comprovações, como a validação facial do examinador de trânsito e do candidato, validação de assinaturas, controle do tempo do exame e a marcação de faltas.
Além de seguro, o tablet se torna aliado do processo por lançar diretamente ao sistema do Detran o resultado da avaliação, contribuindo para a eficiência operacional.