Notícias
Prefeitura testa uso de drone para aplicação de larvicida para combater a dengue
O prefeito Ricardo Nunes esteve na manhã deste sábado (3) no bairro da Vila Jaguara, para acompanhar as ações do Dia D de Combate à Dengue na capital. Durante o evento, o prefeito destacou que foi identificada a necessidade de acrescentar o uso da tecnologia ao trabalho convencional em determinados pontos da cidade, como imóveis fechados, pois o processo legal para a Vigilância Sanitária ter acesso a esses locais é muito demorado.
Segundo Luiz Artur Vieira Caldeira, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), a técnica do uso do drone nas ações de combate à dengue é a mesma utilizada na área de agronomia.
A Prefeitura está fazendo adaptações para o meio urbano. O drone está sendo testado nas áreas de maior incidência de casos de dengue, como o bairro de Itaquera, de acordo com o secretário municipal de Saúde Luiz Carlos Zamarco.
Entre os principais investimentos no enfrentamento à dengue estão a ampliação da frota de veículos para transporte dos agentes de controle de endemias com incremento de 113 minivans; aquisição de 30 novos equipamentos de nebulização veicular; chamamento de concurso público para contratação de 703 servidores para a Rede Municipal de Vigilância em Saúde; compra de 15 mil litros de inseticida para nebulização (fumacê) contra o mosquito Aedes aegypti e aquisição e distribuição de 20 mil armadilhas de autodisseminação de larvicida em todas as regiões da cidade, com histórico de maior incidência de casos da doença.