Saúde

Vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até 29 de setembro

Posted on

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra pólio e sarampo até 29 de setembro, com o objetivo de atingir ou ultrapassar a meta de 95% de cobertura vacinal. Até quinta-feira (13), foram aplicadas 548.632 doses da vacina de poliomielite e 545.469 doses da vacina SCR (tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola). A cobertura vacinal está em 92,7% para pólio, e 92,1% para SCR.

É importante ressaltar que a ação preventiva, iniciada em 4 de agosto na capital paulista, é voltada exclusivamente para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Entre as idades atendidas pela campanha, a única que ainda não atingiu a meta é a de crianças com 1 ano de idade. Nesta faixa etária, a cobertura está em 69,8% da vacina de pólio e 68,5% de tríplice.

Apesar do município ainda não ter atingido os 95% de imunização do público-alvo recomendados pelo Ministério da Saúde, algumas regiões já ultrapassaram o índice. É o caso da região Leste, que soma 102,1% de cobertura tanto para a dose de pólio (também conhecida como paralisia infantil) quanto para a tríplice viral – crianças de outras regiões que tomam a vacina no local a cobertura fica maior do que 100%.

Outra região que também atingiu a meta foi a Sul, com cobertura de 96,2% para pólio e 95,3% da tríplice. Na região Norte, o índice de imunização é de 89,7% de pólio e 88,9% da tríplice, seguida da região Sudeste, com 88,9% e 87,7% respectivamente. As menores coberturas foram registradas na Centro , com 79,2% de pólio e 76,4% da tríplice e Oeste, com 77,1% de pólio e 79,1% de tríplice.

A SMS reforça que a adesão às vacinas é fundamental para reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil assim como o de circulação de sarampo e rubéola no município.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 13 + 12 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Sair da versão mobile