O site Women’s Health reuniu dez sintomas que podem indicar que uma pessoa está com câncer. Especialistas alertam para alguns “sinais vermelhos”:
- TOSSE PERSISTENTE OU ROUQUIDÃO
Não há o que se preocupar com uma tosse, porém uma tosse persistente ou acompanhada de sangue é definitivamente motivo de preocupação. O seu médico deve fazer uma radiografia no tórax ou tomografia computadorizada para descartar o câncer como uma possibilidade.
- MUDANÇAS PERSISTENTES NO INTESTINO
Quando seus movimentos intestinais não são tão fáceis como já foram ou suas fezes parece maior do que o normal ou um pouco deformada, esse poderia ser um sinal de câncer de cólon. Pode ser um sinal de que há uma massa impedindo o trânsito das fezes.
- ATENÇÃO NA URINA
Se há sangue na urina, isso pode ser um indicativo de câncer de bexiga ou nos rins, mas mais comumente esse é um sinal de uma infecção urinária. Verifique.
- DOR PERSISTENTE E INEXPLICÁVEL
Se você tem dores de cabeça persistentes, vá ao médico. A dor persistente no peito pode ser um sinal de câncer de pulmão. E a dor em seu abdômen poderia ser câncer de ovário.
- PERDA DE PESO INEXPLICADA
Se o seu peso está caindo muito, sem qualquer esforço de sua parte, essa é uma grande preocupação e pode ser indicativo de um problema médico sério.
- MUDANÇA NAS PINTAS
Uma pinta não é necessariamente um sinal de câncer, mas se você notar alguma mudança na aparência de suas pintas você deve falar com seu dermatologista, para detectar um possível câncer de pele.
- UMA FERIDA QUE NÃO CICATRIZA
Se você tiver uma ferida que não cicatriza há três semanas, é aconselhável que você faça um exame para checar. Essa ferida pode ser um sinal de carcinoma.
- SANGRAMENTO INESPERADO
Sangramento vaginal fora do seu ciclo normal pode ser um sinal precoce de câncer cervical. Já o sangramento no reto pode indicar câncer de cólon.
- UM CAROÇO INEXPLICÁVEL
Embora possa ser um quisto benigno, o caroço também pode ser um câncer que está no tecido. Um nódulo na mama é um sintoma muito comum de câncer de mama. Consulte o seu médico.
- DIFICULDADE PERSISTENTE EM ENGOLIR
Pessoas que têm esse sintoma começam a comer alimentos mais macios, sem pensar que poderia haver um problema mais sério. Mas dois tipos de câncer podem estar por trás desse sintoma, incluindo pescoço e câncer de esôfago.