Variedades

Animais aguardam adoção no Centro de Controle de Zoonoses

Leon Rodrigues/SECOM

São mais de 400 bichos, entre cães, gatos e animais rurais. Todos são entregues vacinados, castrados, microchipados, vermifugados e tratados contra pulga e carrapato

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conta com mais de 400 animais para adoção. São cães, gatos e até mesmo animais rurais, como cavalos e porcos, muitos Sem Raça Definida (SRD), de pelagem curta e longa, filhotes, adultos e idosos, de todas as cores e alguns portadores de deficiências físicas.

Desde agosto de 2008, o CCZ também conta com o site  http://euadotonoccz.prefeitura.sp.gov.br/, página que reúne mais de 130 cães e gatos. Além das imagens dos animais, os interessados podem conferir as características e as informações sobre o comportamento de cada um. Também é possível filtrar a busca pelas características que melhor se adequam ao seu perfil, com tipo, sexo, cor, pelagem, porte e idade. O site não faz reservas de animais. Para adotar, o interessado deve comparecer pessoalmente ao CCZ.

Os animais disponíveis para adoção no CCZ são vacinados, castrados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato, vermifugados e avaliados rotineiramente quanto ao seu comportamento. Além das feiras e festas, o serviço de adoção de animais acontece diariamente, desde 1984, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da adoção de cães e gatos.

Charles Alan, no CCZ desde 2013 (Foto: Leon Rodrigues/SECOM)

Como adotar:
Para adotar, o interessado deve comparecer pessoalmente ao CCZ, na Rua Santa Eulália, 86, em Santana. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 15h (não funciona aos domingos e feriados).

É necessário apresentar:
– CPF
– RG,
– Comprovante de residência 
– Coleira (para cães) ou caixa de transporte (para os gatos). 

Também é preciso pagar no local a taxa municipal referente à adoção, que é de R$ 23,00. O animal será registrado em nome do adotante, que deve ser maior de idade.

Os interessados passam por uma entrevista, feita por funcionários do setor de adoção, para apresentar animais que tenham o perfil ideal para cada família. Após a aprovação, os adotantes recebem também informações sobre guarda responsável e demais orientações sobre o animal. Por isso é importante reservar um tempo no dia desta visita, já que a interação com o futuro companheiro é fundamental para encontrar o animal ideal. Muitos animais que estão no CCZ sofreram muito nas ruas, por isso precisam de um tempo para adaptação com o futuro companheiro.

Saiba como adotar animais rurais e de grande porte

Guarda Responsável

Antes de acolher um animal, tenha em mente que ele não é um brinquedo. Ele viverá cerca de 12 anos ou mais e durante todo esse tempo necessitará dos seus cuidados, independente das mudanças que aconteçam na sua vida neste período. Certifique-se também de que você é responsável pelo animal mesmo durante o período de férias e feriados.

Prefira sempre adotar a comprar um animal. A adoção contribui para que animais que aguardam por uma família consigam um lar, diminuindo também os animais que vagam pelas ruas, sem segurança. Na hora da escolha, é importante certificar que o animal tenha as características de comportamento e de tamanho condizentes com o espaço que você dispõe. Evite dar animais como presente, já que muitas vezes a família não está preparada para receber um bichinho.

Ao ser responsável pela guarda de um animal você deve garantir assistência veterinária sempre que necessário. Mantenha a vacinação em dia. A vacina antirrábica no município acontece anualmente e é obrigatória a partir dos três meses de idade. Para evitar o abandono e a superpopulação de cães e gatos, providencie a castração dos animais, seja ele macho ou fêmea. Você também deve proporcionar uma alimentação adequada e água fresca. É importante sempre mantê-lo em condições de higiene.

Os animais devem ter um espaço adequado, com abrigo do sol, da chuva e do vento. Zele para que ele não fuja de sua casa, providenciando portões e redes de proteção, mas nunca prenda nenhum deles com correntes, cordas ou aparatos similares. Passeie com o animal para que ele se exercite, sempre preso à coleira e guia para evitar fugas, atropelamentos e ataques a outros animais. O passeio deve ser evitado em horário de sol forte, pois o contato com o solo quente pode causar desconforto e até queimaduras.

Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses – CCZ
Endereço:
 Santa Eulália, 86 – Santana.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 15h, exceto domingos e feriados.
Documentos necessários para adoção: CPF, RG e comprovante de residência.
Taxa municipal referente à adoção: R$ 23,00 (dinheiro).
Não esqueça da caixa de transporte própria para animais (para adoção de gatos) ou coleira com guia (para adoção de cães).
Mais informações: 3397-8900

Click para comentar

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 15 + 10 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Diretor Responsável:
ARNALDO NOLASCO

Endereço:
Rua Carneiro Leão, 290
Sala 21| Bloco 01
CEP: 03040-000 | São Paulo - SP | Brasil
Tel/Fax: (11) 3272-8186

Copyright © 2018 Gazeta da Mooca, um jornal a serviço da comunidade.

Topo