Avisos

Anvisa suspende dois antibióticos da maior farmacêutica brasileira

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu nesta quarta-feira (4) a fabricação, venda e o uso de dois antibióticos genéricos, produzidos pela empresa EMS S/A.

A medida foi publicada no “Diário Oficial” da União. Um dos produtos suspensos é a amoxicilina + clavulanato de potássio 50 mg/ml + 12 mg/ml pó para suspensão oral. O medicamento é bastante indicado no país para infecções do aparelho respiratório.

Fica proibida a distribuição, comercialização e o uso de todos os lotes do produto fabricados a partir de fevereiro de 2013. A medida determina ainda que a fabricação seja interrompida e todos os estoques sejam recolhidos.

Em nota, a Anvisa diz que a decisão ocorre por “descumprimento das normas sanitárias”. Segundo o órgão, o medicamento estava sendo fabricado com excipiente —substância que dá características como volume, forma e consistência— diferente do que foi aprovado pela agência reguladora.

Também foi constatado o uso de um insumo farmacêutico estava sendo sintetizado de forma diferente do que consta no registro dos produtos. Essas mudanças, de acordo com a Anvisa, podem levar a alterações no resultado final do produto.

As medidas são resultado da inspeção realizada pela Anvisa e as vigilâncias sanitárias de São Paulo e do município de Hortolândia.

A empresa também foi notificada a suspender imediatamente a recepção de novos lotes de matérias primas utilizadas na produção de medicamentos no seu almoxarifado, até a completa adequação do processo.

A Anvisa também determinou a suspensão do medicamento Rifamicina 10 mg/ml, solução tópica spray. A agência constatou, neste caso, que o laboratório aumentou o tamanho do lote em 10 vezes sem que houvesse aprovação prévia.

Procurada pela reportagem, a EMS disse apenas que tomou conhecimento da publicação do recolhimento do medicamento e “está tomando as providências necessárias”.

Click para comentar

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 3 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

Diretor Responsável:
ARNALDO NOLASCO

Jornalista Responsável:
GABRIELA NOLASCO

Endereço:
Rua Carneiro Leão, 290
Sala 21| Bloco 01
CEP: 03040-000 | São Paulo - SP | Brasil
Tel/Fax/Whatsapp: (11) 3272-8186

Copyright © 2020 Gazeta da Mooca, há 25 anos trabalhando a serviço da comunidade.

Topo