Que tal pegar um livro emprestado nos pontos de ônibus que você frequenta para ocupar seu tempo de viagem com uma boa leitura? Essa é a proposta do Parada do Livro. Criado pelas universitárias Helena Aranha e Helena Nabuco, o projeto vai espalhar 10 estantes, recheadas de obras literárias, pelos pontos de ônibus da capital paulista.
A ideia – que virou realidade graças ao crowdfunding – quer incentivar a leitura no Brasil, onde a atividade não é muito popular. 75% da população nunca entrou em uma biblioteca e aqueles que já foram apresentados à leitura consomem, apenas, cerca de quatro livros por ano – só dois deles até o fim. Paralelo a isso, o paulistano gasta cerca de 2h30 por dia no trânsito da capital. Então, por que não unir o útil ao agradável?
As obras que ficarão nas estantes do Parada do Livro são doadas pelas próprias criadoras da iniciativa, além de casas de cultura, organizações e os próprios cidadãos. A primeira estrutura do projeto foi instalada em um ponto de ônibus da Vila Mariana, após diálogo com a subprefeitura, e as outras nove já “estão no forno”.
Estantes nos pontos de ônibus oferecem livros gratuitos
By
Posted on