Comunidade

Faixas de ônibus são aprovadas até por quem usa o carro

A maior parte da população de São Paulo apoia as novas faixas exclusivas de ônibus criados pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), revela pesquisa Datafolha. A aprovação se dá mesmo entre um grupo potencialmente crítico à medida: as pessoas que usam carro –que, com os corredores, ficaram com uma faixa a menos disponível para circular.

O levantamento constatou que 88% dos entrevistados são favoráveis às faixas exclusivas. Entre quem usa mais o carro, o aval foi de 77% –embora apenas um terço da população passe de carro por essas faixas exclusivas.

Quem mais aprova as novas faixas são os usuários de metrô (90%) e ônibus (91%). Uma explicação está no fato de a velocidade média dos ônibus nos lugares onde há faixas exclusivas ter aumentado –cerca de 30%, de acordo com a prefeitura.

Dos entrevistados que se disseram contrários às faixas, a maior parcela está entre os usuários de automóvel: 20%. Passageiros de ônibus e metrô são 6% cada um.

Para 55% dos entrevistados o trânsito está melhor. Outros 27% afirmaram que tudo está como antes e 14% dizem que piorou.

Não há até o momento dados oficiais que possibilitem avaliar o impacto das faixas no trânsito; a prefeitura ainda não divulgou suas estatísticas após a implantação de novas vias exclusivas.

Segundo 74% dos entrevistados, o trânsito de São Paulo é ruim ou péssimo. Apenas 9% o classificam como ótimo ou bom, diz a pesquisa.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 10 + 6 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top