Página Inicial

Fumar pode acabar com sua voz

29 de Agosto marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Saiba por que o cigarro pode prejudicar as cordas vocais e facilitar o aparecimento de doenças graves, como câncer de laringe

Sim. Todo mundo sabe. Cigarro faz muito mal à saúde. Mas o que pouca gente sabe é que o hábito de fumar pode ser nocivo também à voz. Não é a toa que fumantes de longa data tenham a voz mais rouca. A fumaça e as substâncias presentes no cigarro podem lesionar o aparelho respiratório e as cordas vocais. “Dependendo da intensidade e da extensão da lesão, a pessoa pode perder a voz”, explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Cícero Matsuyama.

O hábito de fumar causa no aparelho respiratório uma verdadeira pane. A pessoa que fuma está inalando não somente a fumaça, mas várias partículas altamente nocivas, que vão queimar aos poucos todo trato respiratório. O corpo responde a essa agressão liberando radicais livres, que, em excesso, oxidam as células saudáveis. Além disso, o pulmão sofre com essa toxicidade e, no longo prazo, vai se corroendo. A produção de muco, que reflete a tentativa do organismo de liberar substâncias nocivas, aumenta. Não à toa, fumantes tossem muito.

A rouquidão persistente deve ser, dessa forma, um sinal de alerta importante, pois pode sugerir o início de distúrbios graves na região e ser o primeiro sintoma de câncer de laringe. Em estágios mais avançados da doença, entra em cena a dor, tosse e sangramento. “Alguns sintomas podem indicar que há uma enfermidade grave no aparelho respiratório, decorrente do fumo, como tosse de difícil controle clínico, acompanhada de secreção sanguinolenta, diminuição do peso e fraqueza”, esclarece o médico.

Vale ressaltar que o câncer de laringe, por exemplo, é mais frequente em pacientes do sexo masculino, acima de 50 anos, que fumam. A rouquidão, por sua vez, pode ser consequência também de uma doença da laringe, conhecida como Edema de Reinke, que faz as pregas vocais incharem, modificando o tom de voz de quem possui esse distúrbio. Essa doença é mais comum em mulheres.

Embora possa ter outras causas, o hábito de fumar ainda é o mais importante fator desencadeador do Edema de Reinke. “Depois de tratada a doença, o paciente precisa parar de fumar, caso isto não ocorra, o edema pode voltar”, detalha o otorrinolaringologista do CEMA. Por isso, caso perceba qualquer alteração nas cordas vocais, marque consulta com um especialista para evitar danos permanentes.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 5 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top