O Governo de São Paulo prorrogou, por meio Secretaria de Estado da Saúde (SES), prorrogou a vacinação contra a gripe para toda a população paulista acima dos 6 meses de idade durante todo o mês de junho.
Vale reforçar que o período entre o outono e o inverno favorece o aumento dos casos de gripe e as suas complicações devido às condições climáticas e maior circulação do vírus. A SES orienta que a imunização seja realizada anualmente, anteriormente à chegada do inverno.
Foi estendida também a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para o mesmo período. O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos. Já as menores de 1 ano, será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade.
A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção. Para garantir a imunização contra a gripe, ou a poliomielite, é necessário comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.
Para saber mais informações sobre imunização, acesse o portal “Vacina 100 Dúvidas” no link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/