Notícias

#HoraVerdeSP vai destacar ações ambientais realizadas no Estado

A reflexão sobre a necessidade cada vez mais urgente de conservação e educação ambiental inspirou o Governo do Estado de São Paulo a promover a ação #HoraVerdeSP a partir do dia 1º de Setembro.

Ao longo do mês, os cidadãos poderão conhecer as ações ambientais desenvolvidas por secretarias e órgãos estaduais em todo o Estado de São Paulo. As postagens da #HoraVerdeSP acontecerão sempre às 11h nas redes sociais.

Para iniciar esta série, todos estão convidados a fazer um passeio pelo Bosque do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, localizado no Morumbi, São Paulo. O jardim é composto por pelo menos 2 mil árvores nativas e exóticas, consideradas patrimônio ambiental e imunes ao corte.

O bosque – que possui 125 mil metros quadrados – conta com diversas espécies, entre elas o Ipê Amarelo (Tabebuia sp), Paineira (Chorisia speciosa), Pau-brasil (Caesalpinia echinata), Jequitibá-Rosa (Cariniana legalis), Araucária (Araucaria angustifólia), Palmeira Jerivá (Syagrus romanzoffiana) e Pau Jacaré (Piptadenia gonoacantha). Além de árvores exóticas como as cerejeiras, pinheiros e flamboyant.

Para preservar e conservar a biodiversidade do território paulista, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) faz a manutenção dos serviços ecossistêmicos por meio do MAIS (Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélites).

Funciona assim: o monitoramento dos 24.800.000 hectares do Estado de São Paulo é feito entre cinco e 12 vezes ao ano, facilitando a localização de áreas desmatadas, fiscalizando as mesmas.

As imagens de satélites e fotografias aéreas são comparadas mostrando onde houve alterações maiores que 400 m² na vegetação (por causas naturais, desmatamento, bosqueamento, queimadas ou grandes movimentações de terra). Com esse método, ainda é possível ver se o local alterado está ou não numa unidade de conservação ou outra área protegida.

Esses dados são recebidos diretamente pela Polícia Militar Ambiental para fiscalização em campo. Se for realmente uma infração, a Polícia Ambiental lavra o Auto de Infração Ambiental, indicando a multa a ser paga e as providências cabíveis para a recuperação da área.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 12 + 4 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top