Comunidade

Horta comunitária da Mooca promove Festa Junina sem transgênicos

Festa ocorre no dia 25 de junho e conta com oficinas gratuitas e shows de música regiona

Para envolver a comunidade e incentivar a ocupação de espaços públicos, o coletivo da Horta das Flores, uma horta comunitária localizada às margens da Radial Leste no bairro da Mooca, promoverá, com o apoio da e a Subprefeitura da Mooca, uma Festa Junina Livre de Transgênicos, em parceria com outras instituições, como a rede Slow Food e o projeto Viva Bairro. Cerca de 85% do milho produzido no Brasil é transgênico, incluindo a espiga, os flocos, a farinha e o milho em lata que você encontra nos supermercados. Há também os vários subprodutos – amido, glucose – usados em alimentos processados (salgadinhos, bolos, doces, biscoitos, sobremesas) que possuem variedades trangênicas. Estudos mostram que alimentos transgênicos podem não ser saudáveis para o consumo humano, podendo gerar doenças alérgicas e até câncer no decorrer da vida. Por isso, no nosso arraiá, não entrará milho, como uma forma de protesto aos transgênicos, mostrando que dá pra ser diferente e curtir uma boa festa junina com alimentos saudáveis.
A festa será realizada no dia 25 de junho, um dia depois do dia de São João, na Praça Alfredo Di Cunto, também conhecida como Praça das Flores. No dia, ocorrerão inúmeras atividades socioeducativas, como oficinas de produção de pífanos, oficina de pintura de terra, oficina de crochê e oficina de pipas, além das tradicionais brincadeiras como pescaria, corrida do milho e maça na tina. O evento ainda contará com correio elegante, uma bênção ecumênica para resgatar a ancestralidade e sacralidade do milho e shows de música regional com o Bando de Zé Pereira (forró) e Terno Quente (coco rural), começando às 9h e seguindo até às 18h.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 8 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top