Notícias

Terminais Capelinha e João Dias terão o primeiro trecho do Rapidão

Programa criará linhas de ônibus expressas. Prefeito João Doria testou na última segunda-feira (6) serviço que liga terminais Capelinha e Bandeira

O trajeto entre os terminais Capelinha e João Dias, na Zona Sul, será o primeiro a receber os testes do sistema Rapidão, que criará na cidade linhas de ônibus expressas. Para estruturar o programa, o prefeito João Doria testou na última segunda-feira (6) a linha 6450-10, que liga os terminais Capelinha e Bandeira, na região central.

“O Rapidão será implantado ainda no primeiro semestre, no sistema BRT, com um modelo mais rápido de embarque e desembarque, que pode economizar até 20 minutos no tempo de percurso”, anunciou Doria. O sistema será operado por ônibus articulados e biarticulados, com ar-condicionado e internet wifi.

Prefeito João Doria durante a viagem do Terminal Capelinha para o Terminal Bandeira. | Foto: Fábio Arantes/ Secom


Nesta manhã, o prefeito conversou com passageiros do sistema de transporte público para ouvir avaliações e sugestões. “Vamos fazer esta experiência em outros locais, em outras linhas também. Nossas visitas são surpresa, para ver o sistema de transporte. No média, eu percebi a aprovação das pessoas com uma média de nota 7”, conta o prefeito, que embarcou no ônibus às 6h. No total, a viagem de 27 quilômetros levou 1h20. A linha escolhida transporta 42 mil pessoas por dia.

O programa Rapidão está em fase final de estruturação. Segundo o secretário Sérgio Avelleda (Transportes), o percurso entre os terminais Capelinha e João Dias receberá em regime experimental nas próximas semanas estações de pré-embarque, onde será realizado o pagamento das passagens. “Com isso, o sistema deve ganhar muito agilidade. O pagamento dentro do ônibus causa fila e atrasa a partida”, explica Avelleda.

Atualmente, apenas 6% dos pagamentos de passagens são realizados em dinheiro dentro do ônibus. Para implantar o sistema Rapidão, a ideia é ampliar a rede de recarga e aquisição do bilhete único e qualificar os cobradores de ônibus para assumirem outras funções no sistema de transporte. Está também em estudo reservar o corredor de ônibus para veículos articulados e linhas estruturais.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quanto é 10 + 4 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para prosseguir, você precisa resolver a simples questão matemática acima (assim sabemos que você é um ser humano) :-)

Mais Lidos

To Top